, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 05/18/15 05/18/15 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

18 de mai de 2015

AS BRUXINHAS

                         
                                              Fonte da imagem: viladoartesao

                                            ARTESANATO DO NORDESTE

   Falar do artesanato do Nordeste é fácil, difícil é você não se encantar com toda essa cultura colorida. A arte é uma coisa interessante, ela tem muitas variações e vários suportes onde alguns artistas se identificam mais, e outros nem tanto. 

   Ela é uma das manifestações mais antigas do ser humano, disso ninguém tem dúvidas, ela é tão antiga que a sua origem na era paleolítica (12.000 a.c), o homem primitivo já demonstrava em seus traços com tinta, todas manifestações que eles participavam dentro daquela sociedade a onde ele viva com seus contemporâneos.
   
   Sendo assim, a gente vê que a cada dia que passa a espécie humana evolui dentro da arte e com a arte. O colorido e as várias diversidades de materiais que o artista mistura na arte que ele faz, a gente vê o quanto o artesanato e os diversos tipos de suportes dentro desta arte, se diversificaram e se modernizaram.


   As bonecas de pano que fazem parte do artesanato pernambucano, por exemplo, elas se destacam e ficam famosas a cada dia que passa dentro do artesanato nordestino. Se bem que o artesanato nordestino é igual em todos os setores da cultura dessa mesma região, mudando alguma coisa para mais ou para menos nas técnicas usadas pelos artesões. “As chamadas bruxinhas, bonecas de pano, brinquedos de crianças pobres, indústria doméstica precária e tradicional no Brasil são documentos da arte popular”, disse o mestre Câmara Cascudo. Estas bonecas nas décadas de 1940 e 1950, no 


   Brasil fizeram a alegria das crianças mais pobres do Brasil. Uma das bonecas de pano mais famosas do Brasil, foi Emília, personagem criado por Monteiro Lobato e que fez parte do Sítio do Pica pau Amarelo. Hoje, essas bruxinhas ainda fazem sucesso no artesanato nordestino, e é uma febre de confecção no artesanato pernambucano.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...