, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 06/10/15 06/10/15 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

10 de jun de 2015

FESTA POPULAR


                   
                                                      Fonte de imagem: tribunahoje
   
                                   
                    
                    TRADIÇÃO NORDESTINA
   



    Chegou o mês da grande festa popular do Nordeste, a festa junina, e com ela vem muito forró, comidas típicas e muito colorido que essa festa proporciona para o público em geral. O São João é uma festa que é mais celebrada na região Nordeste do Brasil, eu diria até que por vários motivos. O primeiro deles, é que o sertanejo é muito devoto dos três Santos católicos homenageados nessa festa.  São eles: Santo Antônio, São João e São Pedro. 

   
    Outro motivo é que no Nordeste, as pessoas gostam de muitas celebrações festivas. Como essa festa é no mês de Junho, as pessoas aproveitam para a celebração e comemoração dos festejos. Além de alegrar o povo dessa região, as festas também representam um importante momento econômico e cultural para todos, pois muitos turistas visitam as cidades nordestinas para prestigiar os festejos. Hotéis, Pousadas, comércio e outros estabelecimentos comerciais aumentam seus lucros e geram empregos diretos e indiretos nestas cidades. 

   
      Mesmo os turistas que vem para estas festas sejam de outras partes do Brasil, a gente ver que é cada vez mais comum a presença de turistas estrangeiros a cada festa que passa. Nessa festa que tem a cara do Nordeste do Brasil, as comidas típicas são quase todas à base de milho, pois como ela ocorre no mês de junho, o mês da colheita do milho, então todo o cardápio, ou quase tudo é à base de milho. 

   
      As tradições fazem parte das comemorações, pois o mês de junho é marcado pelas fogueiras, pelas quadrilhas juninas, pelos balões, e por todo um cenário de danças típicas e folclóricas desta cultura. Sabemos que algumas de muitas cidades nordestinas que comemoram o São João, elas tem como um calendário festivo em seus municípios uma marca que costumam chamar os turistas nessa época. Tais como: Caruaru, conhecida como a capital do forró, Campina Grande, como o maior São João do mundo e Mossoró com Chuva de bala no país de Mossoró. 

   
      Então como a gente ver, o Nordeste procura cultivar e perpetuar a sua cultura, preservando a sua identidade no que se refere a sua história. Esta festa, como outras festas, deixou de ser uma celebração e passou a ser um negócio lucrativo, mas nem por isso deixou de ser uma comemoração cultural.  Então parabéns ao Nordeste por ter uma cultura forte e linda, parabéns ao São João, uma festa tipicamente Nordestina. 

   
     Sabemos que temos a influência de europeus nesta festa como na cultura nordestina como um todo, mas essa região soube se adaptar e temperar com seus costumes todos os nossos folclore e toda a nossa cultura, então passou a ser tipicamente Nordestina. Venha prestigiar as festas Juninas no Nordeste, prestigie a cultura nordestina e brasileira.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...