, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 07/16/15 07/16/15 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

16 de jul de 2015

CARNAVAL DO SERTÃO

Fonte da imagem: penocarnaval

                                               


                                CARNAVAL DE TRIUNFO





      O recife é a capital do frevo, dos maracatus dos caboclinhos e da cultura nordestina, todo mundo sabe disso. Na época do carnaval, a “Veneza Brasileira” fica mais animada e colorida. Cada rua, cada travessa, becos e vielas do Recife é uma festa só. Isso é a folia do carnaval do Nordeste, é a folia do carnaval brasileiro. 

   


    Já no interior pernambucano não é tão diferente quanto à capital, esta cidade que eu vou destacar aqui, é festeira e tem tradição no seu carnaval.  Ela é muito festeira e tem toda criatividade cultural deste estado. 

   


    Vamos falar do carnaval de Triunfo, uma cidade que fica localizada no sertão Pernambuco e que possui cerca de quinze mil habitantes, na época do carnaval a cidade recebe foliões de todas as partes, e aumenta significativamente a população desta cidade. 

   


    As suas ruas de paralelepípedo, e com vários casarios antigos que fazem parte da história e da cultura desta cidade. Estas ruas são trilhas para muitos caretas durante os dias de carnaval. 

   


    Nestas trilhas históricas que percorrem estes foliões, eles não conseguem ter tempo para ver esta pavimentação histórica que sofre bastante pelos pulos, e pela movimentação demasiada de foliões que passam por elas. 

   


     Estes caretas e brincantes usam relhos que estalam nos movimentos bruscos que são feitos por estes foliões animados. O careta é este folião caracterizado com chapéu estruturado, de onde saem longas fitas de cetim. 

   


     Com ele sempre tem um relho, uma espécie de chicote na mão, a onde estes chicotes são feitos para a ocasião. Eles caracterizam o personagem cheio de mistérios

   


      O carnaval do sertão Pernambuco na cidade de Triunfo, já virou tradição. Esta cidade fica a 423 Km da capital pernambucana, Recife. Ela é detentora do ponto mais alto do estado, Pico do Papagaio, com 1.260 metros de altitude, esta cidade tem muitos atrativos para o turista. São pelo menos dezoito atrações. Na época de festejos cem mil pessoas circulam pelo município. 

   


     A formação dos caretas está relacionada à própria história do município. No século passado quando surgiram, eles eram conhecidos como “correios”, em função das mensagens escritas nas tabuletas onde os chocalhos estavam pendurados. Na época carnavalesca esta é uma boa pedida para conhecer a cidade de Triunfo, no sertão pernambucano.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...