, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 07/17/15 07/17/15 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

17 de jul de 2015

CULTURA DO SERTÃO

                                       Fonte da imagem: petrolandiape


                                     PAISAGENS DO SERTÃO DO NORDESTE



   As paisagens do sertão nordestino são impressionantes, a sua vegetação na época de estiagem, ela fica seca e cinza, durante o inverno, ela fica verde e viçosa. Quem mora nesta região é antes de tudo um forte, porque é difícil de adaptar-se nessa região. Primeiro porque têm algumas regiões inóspitas dentro dessa região, e que não chega por lá a infra-estrutura como bancos hospitais, supermercados, escolas. 

   Segundo, porque o escoamento de qualquer coisa que se produza e queira vender, é muito difícil de transportá-la para os principais centros comerciais do Nordeste. Com uma temperatura alta e seca, esta região mostra a força e a beleza da sua vegetação e das paisagens que ela produz para os olhos de quem lá mora e de quem à visita. 

   Devemos salientar que a cultura do sertão no que se refere à arquitetura de suas casas, no passado, era casas feitas de barro batido, e que eles faziam as casas de taipa, hoje este cultura diminuiu bastante, já vemos mais casas de alvenaria, sem deixarmos de falar, que em muitos lugares distantes do sertão, a classe mais pobre usa ainda a casa de taipa. 

   Devemos dizer que não é fácil o homem viver no sertão, não é fácil morar e produzir o seu próprio alimento nesta terra, mesmo porque, o nordeste do Brasil vive tempos de secas, e que faz com que estas pessoas que moram nesta zona de baixa densidade pluviométrica, procurem lugares afastados do seu domicílio. 

   Para conseguirem água no subsolo ou em pequenos açudes eles às vezes andam muitos quilômetros. O sertão apresenta muitos rios temporários, isso já é conseqüência dos baixos índices pluviométrico. Não é fácil ser micro e pequeno agricultor em uma região tão quente e seca como esta.    

   Os grandes agricultores também sofrem porque sem água, nenhuma classe social fica isenta dos castigos da seca. Mesmo assim a beleza e a riqueza histórica que a gente ver no sertão desértico do Nordeste do Brasil, não tem preço alguma que pague. Esta vegetação rasteira e fechada, chamada de caatinga, é um bioma que só é encontrado no sertão do Nordeste do Brasileiro. 

   Por mais que o sertanejo sofra com a falta de chuvas e com tempo seco e quente, ele é adaptado para esta situação. Não é fácil morar no sertão, mas é a onde o homem sertanejo se sente mais a vontade e mais feliz. As pessoas e a beleza dessas paisagens da caatinga, a gente só ver aqui no Brasil.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...