, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 08/13/15 08/13/15 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

13 de ago de 2015

A CAVALHADA

                                    Fonte da imagem: sergipeemfotos

                                         




                                                    UM LUGAR DE TRADIÇÕES

   





     O folclore nordestino é rico e forte, com suas tradições ele vai se diversificando a cada dia, a preservação é natural. Todos os anos aparecem novas manifestações que vão fortalecendo a cultura nordestina. 

   




     A cavalhada em Canindé do São Francisco já existe há bastante tempo é a manifestação cultural mais forte dessa Cidade. Canindé do São Francisco fica a 213 quilômetros da capital sergipana, Aracaju. 

  




    A Cavalhada é uma manifestação cultural que tem origem na Península Ibérica e representa luta entre cristãos e mouros. Ela mobiliza famílias inteiras para prestigiar a apresentação deste lugar. 

   




    Este folguedo popular tem suas roupas ricas e enfeitadas, representando os trajes de cada grupo da idade média, os cavalos de cada cordão também são ricamente ornamentados. 

   




    Neste folguedo repete-se a tese da conversão onde o bem e o mal lutam. A vitória final é do bem. Entre os cordões vermelho e verde, são dezesseis os participantes com dois cordões de oito cavaleiros cada cordão, não pode ter erro quando começa a brincadeira, para eles não passarem vergonha. 

   




    Se para aqueles que assistem o entusiasmo é grande, para os brincantes que participam da apresentação sobre o cavalo, é difícil descrever a emoção de protagonizar o espetáculo. Fala os que participam deste folguedo. O público sempre escolhe um dos cordões, verde ou vermelho, para torcer. 

   




     Aquele que pegar mais argolas se consagra o vencedor da disputa. O matinador é aquele que dá as orientações para os outros integrantes do grupo. A cavalhada teria chegado ao País por volta de 1756, e em Canindé do São Francisco já existe há 74 anos. 

   




     O município de Canindé do São Francisco, é banhado pelo Rio São Francisco, faz limites com os estados de Alagoas e Bahia. Venha conhecer a cidade e seus movimentos culturais.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...