, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 08/14/15

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    14 de ago de 2015

    PAISAGISMO SERTANEJO


                                                      Fonte da imagem: Crato

                                       







                                              O ROMANTISMO DAS PRAÇAS         

       






         Nas cidadezinhas dos interiores do nordeste brasileiro, principalmente naquelas que ficam no sertão, agreste e cariri, vemos que existe uma tradição nesses locais, e que costuma reunir pelo menos uma boa parte da população dessas cidades fazendo parte desse contexto social a onde acontecem vários encontros todos os dias e horas. 

       





          Estamos falando das lindas pracinhas desses lugares perdido e que exala romantismo em todos os sentidos. Geralmente quem faz e dar manutenção a elas, é o poder públicos municipal. São tantas dessas jóias raras espalhadas por pequenas cidades que exibe linda arquitetura. As pessoas que passam pra lá e pra cá, em um vai e vem quase nostálgico e os frequentadores, são os mais privilegiados desses locais.

       





          Em algumas, a gente nota um paisagismo mais belo do que o outras, mas que as outras menos cuidadas, também fazem o mesmo efeito para as comunidades locais, que é de reunir a população nos seus momentos de lazer e bate papo. Elas eram o centro das atenções ate o século XX.

       





          Era o principal centro de convergências das tradicionais famílias. Importante local de discussões política e social essas pracinhas sempre tinham o seu charme todo especial. Hoje elas já não têm tanta importância como em outras épocas, mas ainda continuam por lá, sendo algumas bem administradas tendo toda manutenção necessária, e outras nem tanto. 

       





          Alguns poderes públicos municipais fazem vistas grossas para algumas, mas outras sempre ficam sendo cartão postal de algumas dessas cidades. Esta ideia de resgatar estes espaços maravilhosos por parte de alguns administradores é uma ótima ideia. 

       





          O que seria bem visto, pelos os olhos dessas populações que não tem acesso a shopping nem a outro tipo de espaço social em suas cidades, a não serem, as praças públicas. Com o mundo globalizado que temos hoje, seria uma boa, essas prefeituras colocarem nessas praças, internet gratuita para os frequentadores destes locais por meio de wi-fi. Ainda hoje existem pessoas que gostam de frequentar alguns desses locais por esses interiores do sertão do nordeste brasileiro e porque não dizer por esses interiores do Brasil.


    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG