, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 08/24/15 08/24/15 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

24 de ago de 2015

BIOMA NORDESTINO

                                                   Fonte da imagem: biosferameioambeinte
                                       
                                             



                                                                 BELEZA DO SEMIÁRIDO 





           Eles fazem a beleza do semiárido nordestino e se destacam entre a flora dessa região. Os cactos são plantas com espinhos e são da família das cactáceas. São adaptáveis a ambientes quentes e são plantas que acumulam água em seus tecidos. 

   



      Na região árida do sertão Nordestino, existem vasta variedades de cactos que se destacam por suas belezas, suas formas e espinhos. Eles são encontrados nas Américas, desde o Canadá até a Patagônia, e no Caribe. Eles podem viver até duzentos anos. 

  



       No Nordeste brasileiro eles são encontrados como, o mandacaru a palma e outras espécies. Existem os cactos ornamentais que são chamados de flores de maio. Eles hoje estão sendo ameaçados como outras espécies que existiam em abundancia na caatinga esse bioma único no mundo. Eles estão tendo o mesmo destino de bromélias e orquídeas. 

   



       A situação é preocupante, em Julho foi criado o Plano de Ação Nacional para a conservação das Cactáceas, isso com objetivo de se trabalhar com outros centros de pesquisas para aumentar o conhecimento sobre as espécies. Isso vai fortalecer as políticas públicas em combater a destruição dessas espécies, fortalecendo assim a proteção nessas áreas às espécies ameaçadas de extinção. 

   



       Seria uma boa, os poderes públicos municipais e outras entidades responsáveis pelo bioma, se eles levassem a conscientização e o incentivo para esses sertanejos aprenderem a trabalharem com a produção e o manejo de cactos. Isso preservaria à caatinga, esse bioma tão lindo e único no mundo, e geraria emprego e renda para essas pessoas tão sofridas do sertão nordestino

   



       Também vemos algumas espécies na mata atlântica e por aí vai. O importante é que estas pessoas tenham oportunidades para plantarem e comercializarem essas plantas dentro do semi-árido e fora dele, também tendo uma linha de financiamento com toda estrutura como estufas e como adubos, treinando essas pessoas realmente para o manejo com essas plantas. 

   



       Só assim salvaria a caatinga de fica cada vez mais pobre. Quando ás espécie de um bioma desaparece a tendência é que ele fica cada vez mais pobre cientificamente falando. Precisamos salvar a fauna e a flora desse país.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...