SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

30 de ago de 2015

COSTA DO CACAU

                       
                                    Fonte da imagem: itacareparadise

                                 CIDADE QUE PRESERVA OS SEUS CASARÕES           

    O litoral baiano é belíssimo! Nele há lindas praias e belos coqueirais com paisagens encantadoras e uma natureza quase intocada pelo homem. Sendo assim, vamos falar de uma cidade que é a primeira na “Costa do Cacau”, Itacaré. Ela fica entre o mar e a mata atlântica, sendo uma cidade litorânea ideal para quem gosta de praia aliada à vida noturna com bastante agitação. Sempre tem shows e muitas festas nesta praia onde existem boates e bares que funcionam durante o ano todo.
  

  Inicialmente era uma aldeia indígena que sobrevivia da pesca e agricultura para subsistência. Nos anos de 1530, Portugal iniciou a colonização da cidade, com as capitanias hereditárias, portugueses, e jesuítas faziam parte dos habitantes. Foi elevada à categoria de Município em 26 de janeiro de 1732, por ordem da Condessa do Resende, (Dona Maria Athaíde e Castro que era donatária da capitania de Ilhéus, nomeada Itacaré somente em 1931.
   

   O centro da cidade conserva alguns monumentos da época colonial, principalmente a Igreja São Miguel e a Casa dos Jesuítas que acabou restaurada. Alguns casarões da cidade de Itacaré foram construídos no início do século XX, na época de ouro do cacau. Aliando o charme do passado e ao conforto atual, alguns destes casarões se tornaram pousadas. A primeira vista, a cidade pode parecer com algumas outras cidades pequenas do interior da Bahia. Freqüentada também por surfistas desde os anos 80, hoje atrai todo tipo de pessoas em busca de natureza.
   

   Com uma população de cerca de 27.000 habitantes, sendo que aproximadamente 50%  está concentrada na zona rural. Para se chegar à cidade, vindo de Salvador, a melhor opção é pegar o ferry boat para Bom Despacho, na ilha de Itaparica, e seguir pela BA-001. Partindo do sul como Porto Seguro, Arraial D’Ajuda ou Trancoso, é melhor ir pela BR-367 até Eunápolis, depois seguir BR-101 no sentido de Itabuna. Depois no entroncamento com a BA-263, vire à direita para Ilhéus. Já na cidade de Ilhéus siga pela BA-001, sentido praias do norte indo para Itacaré.
   

    Enfim, é bom estar preparado para viver maravilhas pois lá pode-se passear de canoa pelo rio de contas, e caminhar pelas praias, fazer a trilha do costão, tomar banho de cachoeira, percorrer um circuito de arvorismo no meio da mata atlântica, fazer rafting nas corredeiras de taboquinhas, etc..













Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...