, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 09/02/15 09/02/15 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

2 de set de 2015

RIO DE CONTAS

                                       Fonte da imagem: skyscrapercity 

                CIDADE QUE PRESERVA O SEU PATRIMÔNIO HISTÓRICO

   No final do século XVll, o povoado baiano denominado Crioulos, a onde eles viviam em comunidade alguns negros alforriados e que também justificava a sua denominação. Depois os bandeirantes e jesuítas vieram. A partir da descoberta das jazidas de ouro fez com que o lugarejo crescesse, e assim transformando-se em Vila, que levava o nome de Nossa Senhora do Livramento das Minas de Rio de Contas. Esta vila foi elevada à cidade em 1885. 

   Este município na segunda metade do século XVlll viveu uma grande prosperidade econômica. As famílias tradicionais importavam peças de uso pessoal do e decoração. Sempre que havia uma celebração em abundância, pó de ouro era lançado nos imperadores e Rainhas, durante as procissões da festa do Divino Espírito Santo. Os seus Casarões são 287 em estilo colonial, que hoje são tombados pelo patrimônio histórico nacional e muito bem conservados. 

   Esta cidade é considerada um dos três mais importantes conjuntos arquitetônicos colônias da Bahia, a cidade está situada a 1.200 metros de altitude e oferece o autêntico turismo ecológico num clima agradável de montanha. O município oferece muitos atrativos para quem lá visita, como o pico das almas, a cachoeira do fraga, a estrada real, a ponte do coronel, e o povoado de Mato Grosso, com flores e hortaliças. 


   Rio de Contas é a primeira cidade planejada do Brasil, além de muita beleza natural, também existe uma beleza arquitetônica que não existe igual. Algumas destas belezas que fazem parte desta arquitetura são: o teatro São Carlos, um dos três mais antigos do Brasil, Igreja Santana e outros. As ruas de Rio de Contas são largas e floridas, ladeadas por casas centenárias de belas fachadas que formam um belo conjunto arquitetônico colonial. 

   Situada ao sul da Chapada Diamantina na vertente oriental da Serra das Almas, à margem esquerda do rio Brumado, a cidade está localizada em suave declive. Rio de Contas é uma das poucas cidades novas coloniais, criada por Portugal, por meio de Provisão Real, de 1745, que recomendava a escolha do sítio próximo a algum arraial, estabelecido, simplesmente um local saudável. A cidade surgiu como centro de mineração de ouro. 

   Hoje ela é uma das principais cidades históricas da Bahia. A cidade de Rio de Contas está localizada ao sul da região da Chapada Diamantina, distante da capital baiana Salvador, 736 quilômetros. Como chegar a Rio das Contas: Saindo da capital pegue a BR 324 até a cidade de Feira de Santana. De lá siga pela BR 116 passando pela cidade de Milagres, Nova Itarana, Planaltino, Maracás, Contendas do Sincorá, Sussuarana, Brumado, Livramento de Nossa Senhora assim chegando à cidade de Rio de Contas. Indo a Bahia, procure conhecer a cidade histórica de Rio de Contas.













Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...