, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 09/10/15 09/10/15 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

10 de set de 2015

CARTÃO POSTAL DE PICOS

                                                                               Fonte da imagem: dp.15

                                               
                               ESTILO NEOGÓTICA

   Que no sertão nordestina tem igrejas belíssimas disso eu não tenho nenhuma dúvida, mesmo porque o povo sertanejo é muito católico e tais construções sempre eram erguidas nos séculos passados, uma dessas igrejas está situada na cidade de Picos no Piauí. Hoje como catedral Nossa Senhora dos Remédios. 

   Ela tem um estilo neogótica e que tem como destaque as suas duas belas torres campanário situadas uma a cada lado de sua fachada principal com seus 40 metros de altura. Com uma estrutura quadrada em forma de pirâmide pontiaguda ela se destaca por sua oponente beleza e que se torna um dos principais cartões postais dessa cidade. 

   Essa igreja é considerada uma das igrejas mais bonitas do Nordeste Brasileiro. Foi eleita uma das sete maravilha do estado piauiense. A sua construção aconteceu no século XlX, pelo Pe. Dr. José Antônio Maria Pereira Ibiapina, sendo feita em apenas noventa dias. Naquele mesmo ano a onde foi iniciado a construção da igreja, foram doados os sinos para as suas torres, e quem fez isso foi o Sr. Justiniano Antônio de Macêdo. 

   A construção da atual Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios foi iniciada pelo Padre José Ignácio de Jesus Madeira no dia 1º de outubro de 1948 e no dia 1º de janeiro de 1969 foi feito à benção solene. Ela é o principal ponto turístico da cidade e palco de muitos festejos da Padroeira Nossa Senhora dos Remédios. Chegou a ser dedicada Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios em 15 de agosto de 1976 pelo então Núncio Apostólico do Brasil, Dom Carmine Rocco.      
   
   Seus festejos vão de 05 de agosto a 15 de agosto. Resumindo o que essa igreja representa para essa cidade, a gente pode falar que ela é o centro da forte evangelização do povo de Deus, reunindo as famílias e os devotos católicos, e orientando todos para construir um mundo melhor sem hipocrisia, e dando um voto para todos que ali frequenta renovarem um voto em cristo. Essa catedral já comemora uma programação muito extensa, já são 165ª Festa de Nossa Senhora dos Remédios, a padroeira da cidade e da Diocese de Picos.

SUIÇA CEARENSE

                                      Fonte da imagem: skyscrapercity

                                                  CIDADE DAS FLORES

   Que no estado do Ceará existem belezas naturais ninguém dúvida, isso é uma realidade que existe nesta região tão linda chamada de Nordeste. O Nordeste em si é uma região privilegiada por Deus, e por onde se anda a gente ver essa realidade. São pontos turísticos e mais pontos turísticos que fazem a paisagem dessa linda região. 

   Hoje vamos falar de um lugar lindo desses, que faz parte das belezas do estado do Ceará, este lugar é um pequeno Município da região serrana desse estado. Ele fica situado a 110 quilômetros da capital cearense, Fortaleza, fica na microrregião do Maciço de Baturité. Tem uma altitude de 865m acima do nível do mar. 

   Nessa região serrana, o clima é gostoso e que tem uma temperatura média entre 14°   e 25°. Estamos falando do Município de Guaramiranga, cidade cearense que fica nas serras cearense. A palavra é originária do tupi, que significa “pássaro vermelho”. Esse município fica totalmente inserido na área de proteção ambiental do Maciço de Baturité. 

   A linda paisagem proporciona uma clima úmido e vegetação típica de mata atlântica intensificada cores da floresta nativa dessa região. Guaramiranga tem uma população de quatro mil e setenta habitantes, e se destaca pela realização de diversos eventos de cunho cultural e turístico. Essa cidade é conhecida como a suíça cearense por essas condições climáticas. 

   Como essa cidade tem um intenso cultivo de rosas do maciço de Baturité, ela leva então o título de cidade das flores. Guaramiranga tem como atrativos “Parque das Cachoeiras”, “Igreja de Nossa Senhora de Lourdes”, “Praça do Teatro Rachel de Queiroz”, “Pico Alto”. Esse município como tantos outros do interior do Nordeste Brasileiro se destaca pela sua cultura. As expressões culturais do município são destaque na área teatral nas artes e flores, teatro e música como festival de Blues e Jazz e por aí vai. Como chegar a essa cidade: 

   Você indo de carro é só pegar a CE 060 saindo de Fortaleza passando pelas cidades de Pacatuba, Guaiuba, Acarape, Redenção, Aracoiaba e Baturité chegando assim em Guaramiranga. Por essa CE você roda 110 quilômetros. Se você pegar a CE 065 você vai passar pelas cidades de Maranguape, Palmácia, Pacoti até chegar em Guaramiranga, por aqui são 92 quilômetros. Indo ao Ceará, procure conhecer as belezas da serra de Guaramiranga. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...