, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 09/15/15

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    15 de set de 2015

    CIDADES PEQUENAS DO SERTÃO

                                          Fonte da imagem: folhadosertão

                                                           GENTE HUMILDE

       Pequenas cidades no interior do sertão do nordeste brasileiro dão um ar de nostalgia naqueles que passam de viagem por elas. De dia, um frenesi de pessoas circulando em seu comércio que não é nem tão grande assim, mas como para qualquer pessoa de cidades pequenas abaixo de 6 mil habitantes isso é a atração como por exemplo andar pelo comércio, visitar o mercado ou mesmo as praças da cidade, isso faz parte de qualquer nordestino, isso é da cultura do sertanejo. 

       Os que ficam nos sítios ou fazendas eles não são tão chegados a cidade, a não ser para resolverem alguma coisa por lá, como fazer as compras do mês ou outra coisa qualquer. Já na parte da noite tem os que gostam de frequentar os bares, as praças, as lanchonetes ou até mesmo ficar de bate papo em suas cadeiras nas calçadas dos vizinhos, isso também é assim por falta de opção e que torna a cidade pacata, com jeito de tempo parado. Essa é a movimentação da típica cidade do sertão do nordeste brasileiro. 

       O bom disso tudo é que todo mundo conhece todo mundo, quando tem alguém estranho nesses lugares ai já começa o falatório de pergunta entre eles sobre aquele passageiro novo que está frequentando a cidade de passagem ou não. Essas cidades tem uma iluminação típica de interior, luzes ainda de mercúrio ou seja, que não iluminam tanto assim, mas que fazem parte da cultura delas, isso é cidades do interior do nordeste. 

       O bom disso tudo, é porque as típicas cidades que estão encravadas nos mais longínquos lugares desse pedaço de chão de meu Deus, elas conseguem ficar com movimento à noite inteira, seja por ambulantes vendendo cachorro quente ou outro tipo de atividade, seja o taxista no terminal rodoviário ou mesmo o chamado vigilante trabalhando pela parte da noite, e ainda tem aquelas pessoas que ficam circulando a noite toda nos bate papos da vida, ou tomando uma cervejinha. 

       Nessas cidades a gente percebe que o tempo não passa tão rápido como em outros lugares, talvez seja porque nelas o progresso ainda não é tão ativo, ele ainda está a passos curtos, então eles vivem tocando as suas vidas com algumas dificuldades mais sem a preocupação de ter que ver o tempo passar mais rápido. Nessas cidades à noite, a relva faz com que o cheiro da caatinga exale entre os seus habitantes, para mostrar que no sertão ainda existe a pura beleza e uma essência que a natureza que Deus nos deu seja compartilhada por nós.


    .
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG