. ARTE E CULTURA POPULARA ARTE DE NEWTON AVELINO: 09/22/15

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    22 de set de 2015

    LUGARES ESQUECIDOS

                                              Fonte da imagem: lugaresesquecidos

                                   UM PATRIMÔNIO HISTÓRICO
        Muitas cidades que ficam nos mais longínquos torrões do sertão do nordeste brasileira são como essa aqui. Ou por algum tipo de projeto do governo federal para construção de barragens que não é tão habitual assim, quanto por falta de infraestrutura.
     
       Isso não é normal mas acontece principalmente quando as secas prolongadas assolam essas áreas. A história dessa cidade cearense é diferente. Ela fica na micro região do sertão dos Inhamuns que fica na fronteira oeste do estado, na faixa sub-equatorial, é um reduto da caatinga.
     
       A cidade de Cococi fica aproximadamente 450 quilômetros da capital do estado do ceara, Fortaleza. As cidades mais próximas são Aiuaba, Tauá, Parambu, Arneiroz, Catarina e saboeiro. Essa região é geologicamente denominada de “Depressão Sertaneja”.
     
       Desde o século XVlll a história conta que este lugar foi habitado por centenas de famílias, sendo um dos fundadores o Major Feitosa. Esse lugarzinho no meio do nada depois passou a Município entre os anos de 1954 e 1968.
     
       Na verdade se olharmos a história, vemos que o município existiu por poucos anos, pois a história conta que as verbas que vinham para essa cidade elas eram usadas pra outros fins. Então ela foi rebaixada para distrito, foi assim que ela foi eleita para receber a exemplar punição. 
     
       Então o povo revoltado decidiram sair da cidade a onde moravam. Vemos hoje um conjunto lindo no que se refere ao conjunto arquitetônico de casas daquela época, que formava a cidade.
     
       Isso guarda uma história de um povo que lutava bravamente para sobreviver as secas intermináveis em uma região Inóspita sem infraestrutura nenhuma mas que eles teimavam em morar.
     
       Esse lugar deveria ser tombado e servir como um ponto turístico dentro da caatinga cearense para o povo poder conhecer mais de perto a história dessa gente. Isso aqui é um patrimônio histórico.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG