, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 09/26/15

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    26 de set de 2015

    PÁSSARO DA CAATINGA

        
    Fonte da imagem: enciclopets
                                  
                                     




                                            ESPETÁCULOS NO BIOMA BRASILEIRO
       






        A caatinga existe diversas espécies de pássaros silvestres, mas uma espécie em especial me chama atenção, é o Pacu (Forpus xanthopterygius) Blue-winged Parrotlet . Essa especie antigamente existia em abundância na cidade a onde eu morei no Piauí e que fica próximo ao estado do Ceará, cerca de uns cento e cinquenta quilômetros para a divisa entre um estado e outro, essa espécie de pássaro é muito comum nesses dois estados e em quase todo bioma da caatinga, e a onde eu morei, como nas suas imediações ou seja em alguns outros distritos, você via eles dando voos rasantes dentro daquelas cidades mais próximas da caatinga.

       




        Só gostavam de voar em bandos e fazendo uma zoada estridente. A natureza por si só, já fazia o espetáculo todas as manhãs e nos finais das tardes. Esses pássaros  são da família dos perequitos e papaguaios. Com as penas na mesma cor, eles fazem a beleza da caatinga com todo o seu frenezi.

      




          Com o passar dos anos eles foram diminuindo muito e saindo fora de cena dentro de algumas cidades, já que o progresso vai chegando e as contruções vão sendo feita em seu habitat natural, isso afugenta as aves, mais com tudo isso, ainda existe sim, eles estão voando por dentro da caatinga e mostrando a sua beleza.

       




         Essa ave tambem é muito conhecida popularmente como tuim, pacu  perequito, papacum isso quando muda de região pra região, o certo é que na caatinga nordestina existe uma variedade de lindos pássaros como o galo de campina, o golinha, o bigode, o tico tico e outros e outras espécies.

       




         Mas como estamos falando do Pacu,  Papacum ou tuim, ele pesa em média 25 gramas, tem bico pequeno e cinza claro e é um dos menores perequito que tem no bioma brasileiro. Se alimentam de flores e frutos e só voam em bandos fazendo muito barulho.

      




         Lá alguma vez, você ver alguns em pequenos bandos no céu do sertão. Apesar de serem pequenos, eles fazem a beleza desse bioma chamado de Caatinga, voando a grandes distância, eles alertam do perigo uns aos outros do bando através de sinais com o seu barulho estridente. Para mim, pássaro foi feito para voar e não viver preso. A beleza que eles fazem voando, não fazem preso dentro de alguma gaiola.



    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG