, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 10/01/15

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    1 de out de 2015

    SIBAUMA

                                                                                                           
                                        Fonte da imagem: tripadvisor
                                

                                           BELEZAS DO RIO GRANDE DO NORTE
        

       O litoral do nordeste brasileiro é um dos mais lindo e é também um dos mais procurados pelos turistas do resto do país. Vamos falar de uma praia que fica no litoral sul do estado do Rio Grande do Norte. Sibaúma é um lugarejo que fica ao lado de Pipa, a pesca é a sua principal atividades.

       Na verdade tanto Pipa quanto Sibaúma, são distrito de Tibau do Sul, e que fica a 77 quilômetros da capital do estado do Rio Grande do Norte, Natal. Sibaúma tem como pontos positivos, a sua tranquilidade, a beleza quase selvagem, uma brisa constante e praias com areias finas e branquinhas, a onde existe uma faixa longa de areia que o mar quebra as ondas.

       Sibúma continua sendo ainda um vilarejo de pescadores ainda pouco conhecida, recebendo poucos turistas que fazem passeios a partir de Pipa. O turismo está chegando aos poucos a Sibaúma por isso ainda existe aquele ar de tranquilidade para quem ainda procura um reduto mais calmo.

       Essa praia praticamente deserta durante a semana, e frequentada só nos finais de semana pelos habitantes da vila. Só na parte sul de Sibaúma é que o mar é mais calmo. Apesar de ter ficado por muito tempo desconhecido, esse lugar hoje está sendo beneficiado por sua situação geográfica, ele fica entre duas cidades turística, Pipa e Barra de Cunhaú, e hoje já está se tornando mais conhecido.

       O nome da vila vem do Tupi, “a concha preta”. A muito tempo atrás, essa vila foi um Quilombo, local de refúgio dos escravos no Brasil, com descendência na maioria de escravos africanos. Em sibaúma as barracas oferecem um cardápio tipicamente nordestino, com peixes e camarões acompanhados de água de coco ou aquela cervejinha gelada. Como chegar a Sibaúma, BR 101, RN303 em Goianinha direita Pipa. Antes de Pipa, estrada a direita, 6Km.








    PAISAGEM DO NORDESTE BRASILEIRO

               
                                                       Fonte da imagem: blogdojuniorximenes                 
                                                                                 
                                                                                     





                                                                                                        ESTRADAS DO SERTÃO
      
       



          O cenário de algumas das estradas do sertão do Nordeste brasileiro chega a nos mostrar belas paisagens da vegetação típica dessa linda região. Sabemos que em alguns estados nordestinos não são assim, mas existem algumas gestões estaduais que cuidam e preservam melhores as suas rodovias estaduais. 




         Aqui vemos uma estrada estadual do estado do Ceará, e que por sinal, está bem conservada. Como algumas estradas estaduais ou BRs que cortam a área do semiárido nordestino, elas tem um tráfego pequeno, naturalmente são mais conservadas. A conservação dessas estradas são importante para que os pequenos agricultores escoem a sua produção para os principais centros.

       



          Quando estamos viajando por elas, costumamos encontrar pequenos distritos e até algumas cidadezinhas de pequeno porte, alguns postos de gasolina, isso sem falar de alguns vendedores de beira de estrada. Na verdade esta área é uma área que na parte do dia, ela é muito seca e quente, e na parte da noite, ela é bem fria.

       




          A beleza dessa região é completada pela sua vegetação tanto verde como seca, porque esse bioma é único e nosso, só existe aqui. O sertão nordestino não é fácil a sobrevivência de animais e humanos, só quem nasce nele sabe o quanto é difícil viver nessa região devido as adversidades do solo e da vegetação desse lugar, pois infraestrutura quase não existe. O nordestino tem a facilidade de morar e de trabalhar dentro desse bioma, porque ele já é preparado pra isso. O que a gente ver nas estradas do sertão, são paisagens únicas que aprendemos admirá-las como elas são.





          
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG