SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

2 de out de 2015

GELO NO SERTÃO DO NORDESTE

                                                                                               
                                         Fonte da imagem: anoticiabomsucessopb  
                                
                                 FENÔMENO QUE MUDA O SERTÃO
   

     Que o sertão vem tendo duros períodos de estiagem, isso já não é novidade para nenhum nordestino e nenhum brasileiro. Sabemos que essa região tão seca e árida, necessita muito de água para ser produtiva e para se tornar uma fonte de emprego e renda para os que moram nela.
     

     Os agricultores que lá moram, alguns costumam cavar poços em suas terras, mas outros que não tem tanta condição financeira assim, ficam a depender das chuvas. Na verdade, todos dependem das chuvas para o plantio em suas terras, seja rico ou não.
     
     As chuvas em algumas cidades dessas regiões nordestinas, dependendo da temperatura que essas regiões estejam tendo, elas vem firme e forte, isso quando o inverno é regular ou bom. Quando o inverno é fraco, geralmente elas são mais brandas, sem relâmpagos e trovões.
     

     Mas em regiões mais quentes e úmidas, quando a época chuvosa chega, aí vemos um inverno mais rigoroso e chuvas com trovões, relâmpagos e ventos fortíssimos. Tem um fenômeno que acontece no sertão nordestino que já aconteceu em algumas cidades de alguns estado dessa região, que são as chuvas de granizo, isso é raro, mais acontece dependendo das convergências climáticas.
   

     Esse fenômeno ocorre quando a chuva se desenvolve de forma muito vertical, e junto com ela, sempre vem a ventania. Também tem a relação da altitude das formações das nuvens, a onde a temperatura é muito baixa, as gotículas são congeladas e caem em forma de cubos de gelo. Isso é dito pelos meteorologistas.
   

      O tamanho das “pedras” aumenta de acordo com a quantidade de água formada na nuvem, e da maior ou menor atividade de movimentação. Na região Nordeste essas pedras não são tão grandes, mas fazem estragos em algumas dessas cidades a onde esse fenômeno acontece. De toda forma, chuva sempre é bem vinda no sertão nordestino, e com isso, a alegria do sertanejo se renova.


TRAMPOLIM DA VITÓRIA

                

                                               ESQUINA DO CONTINENTE

   A cidade de Parnamirim no Rio Grande do Norte é a terceira maior cidade desse estado. Essa cidade foi uma das mais importantes no que se refere a estratégia militar nos anos da segunda guerra mundial. Nessa época, ainda nem existia a cidade, apenas o Parnamirim Field utilizado pelos americanos como Trampolim da Vitória para combater as forças do eixo.
   Nessa época a chegada dos militares ajudou no desenvolvimento da vila que logo vinha a se tornar distrito de Natal a Capital do Rio Grande do Norte. Em 17 de dezembro de 1958, foi desmembrada da capital se tornando Município. Parnamirim, é uma palavra tupi que significa “Rio Pequeno. A base principal para a fundação da futura cidade foi inaugurada no dia 14 de outubro de 1927.
   A história desse município sempre teve relacionada com a história da aviação no Rio Grande do Norte. Depois da construção do campo de pouso e decolagem foi que essa região se desenvolveu. Durante a segunda guerra mundial, o campo de pouso e decolagem de Parnamirm passou a exercer uma forte atração sobre os países do chamado bloco aliado, tendo a frente os Estados Unidos da América.
   Como Parnamirim fica situado na chamada “Esquina do Continente”, foi daí que despertou o interesse internacional pela privilegiada localização como um dos pontos mais próximo da áfrica, isso foi decissivo para a instação da base áerea. Já nos anos 40 precisamente em 1942 foi criada a Base Aérea Brasileira em Parnamirim.
   No fim da segunda grande guerra no dia 23 de dezembro de 1948 essa cidade foi elevada a distrito de Natal a Capital do Rio Grande do Norte, ja no ano de 1958 Parnamirim se desmembrava de Natal  tornando-se conhecida mundialmente como Cidade Trampolim da Vitória, graças a vitória da força de coalisão lideradas pelos USA.
   Hoje a cidade de Parnamirim é uma cidade próspera, tem o terceiro maior pib do estado do Rio Grande do Norte e se destaca no turismo com as suas lindas praias e a sua infraestrutura. Ocupa uma aérea de 123 km²  tem uma população de 242.384 habitantes e fica a beira da BR 101 uma estrada que corta o Brasil de ponta a ponta.
   Parnamirim faz limites com os municípios de Natal ao norte, Nísia Floresta e São José de Mipibu ao sul, Macaíba ao Oeste e o Oceano ao leste. Essa cidade teve uma explosão econômica muito grande de alguns anos para cá, ela se desenvolveu rapidamente, é uma daquelas chamadas cidades promissoras, fica na região metropolitana de Natal, então é por isso que o seu crescimento vem a passos largos.
   Hoje o aeroporto de natal já não é mais em Parnamirim, fica em São Gonçalo do Amarantes no RN, mas a Base Aérea ainda é no mesmo lugar, e essa cidade sempre vai ser chamada de “Cidade Trampolim da Vitória’ por ter contribuído para vitória dos aliados.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...