, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 10/08/15 10/08/15 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

8 de out de 2015

BARRAQUINHAS COLORIDAS

                                                                                      
 
                                                Fonte da imagem: reportergourmet
                                     


                                      CRIATIVIDADE SERTANEJA
   



    São João do Nordeste brasileiro é bem animado e com bastante comidas típicas, quentões e outras variedades de bebidas. O dia 24 de junho sempre é bem comemorado pelos nordestinos, porque essa é uma das festas do calendário festivo do Brasil mais aguardada.
   


      O colorido do céu parece que fica mais rico com tanto brilho das estrelas, os fogos iluminam as noites escuras fazendo um espetáculo pirotécnico e dando as pessoas, uma emoção de ver as explosões de muitos fogos no céu, é assim que os sertanejos comemoram essa festa.
   


    O colorido das barracas contrasta com as comidas típicas a base de milho, porque é nessa época do ano que se inicia a colheita do milho. As barracas são feitas de madeira e enfeitadas para dá um toque de festa junina, elas são o charme dessas festas no sertão nordestino, na noite de São João.
   


    Além de muito forró, muita folia e muitos fogos, a festa junina sempre é uma alegria para o povo nordestino, porque nessa festa é a onde se comemora um dos santos mais querido do nordeste brasileiro. Você sempre irá encontrar nas festas juninas, quadrilhas juninas estilizadas, ou não, e também vai encontrar muitas comidas doces a base de milho, tais como: bolos, mungunzá salgado ou doce, canjica, canjicão e muitas outras coisas.
   


     Essas barraquinhas que são produzidas com um colorido todo especial, algumas são para colocar comidas típicas outras para colocar fogos de artifícios e outras pra vender outros tipos de produtos. Sendo assim, como vemos, elas são indispensáveis na hora da organização dessas festas.
São montadas com madeira, palha de coqueiro ou carnaúba, e com um toque especial para dá um colorido a festa, é colocado bandeirinhas de papel colorido. O mais importante é que eles fazem parte da tradição nordestina. As barraquinhas coloridas, é uma das marcas dessas festas juninas em toda região.

SABOR DE NORDESTE

                                                                                    
                                               Fonte da imagem: blogviagens

                                           

                              CALDO DE CANA           
  



  Um produto muito importante para alavancar a economia do Brasil é a cana-de-açúcar. Ela tem um leque de beneficiamento de onde saem vários produtos para consumo, tais como o caldo de cana ou a garapa, a rapadura, o melaço, o álcool, o etanol e outros.
   


   Mas, vamos falar desse produto que o nordestino e outras pessoas de outras regiões do Brasil gostam de tomar, que é o Caldo de cana. Ele é saboroso e tem suas peculiaridades como por exemplo, bebe-lo com algumas pedrinhas de gelo e com pouca pressa, para podermos degusta-lo sentindo o seu sabor docinho e refrescante, de preferência acompanhado ou de um pastel frito ou com torradinha de queijo.



    Esse produto é muito comum nas feiras livres do sertão nordestino e sempre foi um produto muito consumido pois não existe sabor do sertão sem um bom caldo de cana. Geralmente víamos aquelas máquinas de moer mais antigas, manuais, e as pessoas que vendiam o caldo tinham que fazer um esforço enorme para moer a cana e extrair o caldo que descia por uma peneira, onde era coado, para depois sim, servi-lo aos clientes. Hoje as máquinas são menores e elétricas, tecnologia mais avançada.
   



    O Consumo desse produto aqui no Nordeste caiu mais um pouco, as pessoas preferem o refrigerante ou o suco. Mas o caldo de cana ainda continua sendo consumido pelas pessoas, com menos frequência, mas assim mesmo, ele ainda continua tendo a preferência de alguns dos nordestinos.


08 DE OUTUBRO DIA DO NORDESTINO


                                                                                


                                 

                       ORGULHO DE SER NORDESTINO  
  
   

     Dia 08 de Outubro dia do Nordestino, um povo guerreiro, trabalhador, ordeiro e pacífico. O nordeste brasileiro é uma região linda que Deus abençoou, e que deu de presente para os Nordestinos. Já dizia o mestre Suassuna, “Não troco o meu “Oxente” pelo “Ok” de ninguém.
   


       O Nordeste do Brasil, já deu muitos menestreis para o mundo, e continua mostrando seus cantores, seus poetas, seus pintores, seus autores e atores. Então vemos que o nordestino antes de tudo é um bravo. Na verdade, nessa região, temos uma nação, a nação nordestina, que contribui muito para o Brasil. 



       Essa região do Brasil é produtiva, tem pessoas lindas e hospitaleiras, ela também tem um litoral maravilhoso, que só orgulha o nosso Brasil. O nordestino é conhecido no mundo todo por sua alegria, pelo seu trabalho, pela sua culinária, pelo seu folclore, pelas suas músicas e danças.
   


       Então por tudo isso, ou por algo mais é que eu agradeço a Deus por ter nascido nessa terra a onde podemos ter um dialeto “Nordestinez” como: Punhado= Porção; mão cheia. Revestrez = Sentido contrário; oposto. Sustância = Vitaminado. Zambeta = Perpendicular; ou torto. Zuada = Barulho. Búxo = Barriga. Sou muito feliz por fazer parte dessa nação.
   


      A nossa região tem a felicidade dos “Trópicos”, essa tal felicidade é estampada nos rostos de cada nordestino cabra da peste. É  por essas e outras, que sou feliz por ser Nordestino, e morar nessa terra maravilhosa chamada de Nordeste.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...