, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 10/12/15 10/12/15 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

12 de out de 2015

GAVIÃO CARCARÁ

                                                   Fonte da imagem: imagemetudo

                              




                              A ÁGUIA DO SERTÃO

  




       A águia do sertão nordestino o “carcará,” é uma ave de rapina da família das Falconidae. Ele habita em quase todo o território brasileiro. O carcará “caracará plancus”, caracaraí, carancho ou gavião de queimada é uma ave que é sorrateira e que surpreende sempre as suas presas. 

  

             Esse pássaro símbolo do sertão nordestino mede mais ou menos 56 centímetros da cabeça a cauda e tem 123 centímetros de envergadura, o seu nome vem do tupi. Ele tem uma penugem de preto na parte superior, e no peito uma combinação de marrom claro com algumas riscas pretas. 

  

            Tem canelas e patas de cor amarelo claro. Essa ave ficou imortalizado entre linhas na canção do poeta. Na canção, a ave simboliza a dura vida no sertão do nordeste do Brasil. Essa ave se alimenta de quase tudo que acha, de animais vivos ou mortos, tanto em áreas urbanas ou em áreas rurais. O carcará pode ser encontrado em todas as Américas. 

  

            Tido como ave tipicamente brasileira, e que Audubon o chamava no século XIX, de “Águia Brasileira”. Essa ave não é uma águia e sim um parente distante dos falcões. Ele é bem diferente dos falcões que é um predador especializado. Já o carcará é um generalista e oportunista, alimentando-se de anfíbios, insetos e roedores ou quaisquer outras presas fáceis. 

  

             Ele também é um excelente voador e planador. É muito facilmente encontrado no bioma nordestino e em toda região. Eles gostam de ficar sempre em solo, procurando pequenas caças. Ele é considero a águia do sertão do nordeste brasileiro.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...