, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 11/06/15

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    6 de nov de 2015

    FAZENDA ACAUÃ

                                                  Fonte da imagem: matutoberadeiro
              
              

             
              PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL 
        
        

          
          O sertão nordestino é surpreendente, quando a gente pensa em nordeste, associa essa região só a seca, mas engana-se quem pensa desse jeito. O sertão é muito mais que só seca, ele pode te surpreender bastante, principalmente no que se refere a sua parte cultural, sua história e a sua gente. Você pode encontrar em algumas partes do sertão nordestino, alguns sítios arqueológicos, alguns parques nacionais e até algumas fazendas restauradas. 

       

          Tudo isso é história, tudo isso é cultura, e isso é o sertão nordestino mostrando que pode te surpreender em termos de cultura e história. Vamos falar de uma região que teve a maior importância no período colonial, que foi a bacia do Rio Piranhas. Essa região teve muita importância na criação de gado e algodão, que aconteceu na metade do século XVII. A região foi uma das mais prósperas do sertão da paraíba. 

       

           Nessa região existiu muitos conflitos com a população indígena, e que recebeu o nome de guerra dos Bárbaros, além da Paraíba, também teve o Rio Grande do Norte e o Ceará.  No ano de 1700, as terras de Acauã já tinha esse nome, mas eram terras ainda sem povoamento, sendo assim elas foram doadas para dez requerentes. Em 1757, o capitão José Gomes de Sá, alegou que tinha a posse das terras, que ele povoava. Ele então conseguiu três léguas no lugar já doado. 

        

          Foi aí que a Fazenda Acauã, aí fundada, permaneceu com a família até 1928. Já no ano de 1817, Frei Caneca a descreveu como a melhor propriedade do sertão. Acauã é a mais antiga fazenda de gado e de algodão do sertão da Paraíba. Ela fica localizada no município de Aparecida, cerca de 409 quilômetros de João Pessoa. Hoje o conjunto arquitetônico da fazenda Acauã, é tombado pelo Iphan como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Casa, capela e sobrado interligados, enriqueci pelo processo de expansão com o casario dos moradores.


        
          Essa riqueza histórica e arquitetônica do local, faz desse lugar, um lugar exuberante no que se refere todo o conjunto arquitetônico construído naquela época, e agora preservado, para dá continuidade a história e também ao local como área de turismo. Por essas e outras é que a cultura do nordeste do Brasil é riquíssima.
    .


















    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG