, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 11/08/15 11/08/15 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

8 de nov de 2015

PEDRA DO INGÁ

                                          Fonte da imagem: mbbforum
                       
                          

                               TERRITÓRIO RUPESTRE
                        


     
     O estado da paraíba e seus pontos turísticos dentro e fora da caatinga, são de encher os olhos de qualquer um que passe por eles, tanto para os nativos quanto para os turistas.


    

      A estética e as belezas desses locais, nos leva a ver que dentro dessas áreas existe algo tão rico em termos culturais que ainda tem muitas pessoas que nem sabem que existe isso dentro do território do nordeste brasileiro, precisamente dentro das suas sub regiões como o sertão, a zona da mata, o agreste o litoral e o oeste. 

    

       Para se ter uma ideia, essa região é tão rica em cultura que sua adversidade de estilos culturais é muito maior que as pessoas posam imaginar. Vamos falar dessa região que é linda e rica culturalmente falando. Esse lugar é a conhecida Pedra do Ingá, é um monumento arqueológico conhecido também como Itaquatiara, que é constituído por um bloco rochoso que possui inscrições rupestres esculpidas em baixo relevo, e fica localizada no município brasileiro de Ingá, na Paraíba. 

    

        Essa pedra carrega um mistério. Primeiro que ninguém sabe precisar quais foram os autores dessa linda obra de arte. Pelo que os pesquisadores falam, a controvérsia. Alguns segue a linha de que foram os Extras terrestres, outros falam que foram alguma nação indígena e por aí vai. Sabe que a história ocorre desde os primórdios habitantes desse lugar, e que essa história já atravessou há aproximadamente 5.000 mil longos anos. 

   

       Também sabemos que esse sítio arqueológico se trata do maior, mais complexo e muito misterioso conjunto rupestre que carrega um quantidade de caracteres e signos ainda por serem decifrados. Essa linda pedra está localizada na serra da Borborema, no município de Ingá, ás margens do rio Ingá a 85 Km de João Pessoa e a 35 de Campina Grande. Uma das formas mais antigas que o homem encontrou para expressar seus sentimentos foi a pintura, isso sem dúvidas. 

    

       A arte rupestre era uma forma que eles encontraram de demonstrar seus sonhos e cenas do cotidiano. Esse acervo da pedra do Ingá é magnifico porque os desenhos foram feitos em alto relevo isso mostra o grau de dificuldade para faze-los. Se você estiver na região do estado paraibano e quiser conhecer o local, indo de carro vindo da cidade de Campina Grande, você vai pela BR 230, na altura do quilômetro 118, pega a PB 095, depois é só seguir as placas por mais 5 Km até chegar ao sítio arqueológico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...