, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 11/14/15 11/14/15 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

14 de nov de 2015

DELTA DO PARNAÍBA

                                                                                        
                                       Fonte da imagem: renatogrimm
      
                               

                                 
                            BELEZA RADIANTE
      
      

      O Piauí sempre surpreende os turistas com belezas naturais radiantes, elas são definidas como magníficas, sendo cada uma mais bela do que a outra. Esse estado é um lugar belíssimo e é um lugar da região nordeste que deveria ser conhecido em todos os sentidos, porque o seu potencial turístico é magnífico. Vamos falar de uma das maravilhas do Piauí que é o seu “Delta”. 


      
      Ele é formado pelo rio Parnaíba, entre o Piauí e o Maranhão. Ele se abre em cinco braços, e forma 70 ilhas fluviais, mostrando um paraíso tropical a céu aberto. Cada ilha dessas, tem o auxílio do sol para irradiar mais beleza. Os turistas ficam impressionados com tanta beleza que esse lugar apresenta. Eles tem um contato com uma natureza selvagem e bela do local, são acolhidos pelos nativos, que lhe oferecem o melhor cardápio da região, pois o arquipélago tem uma gastronomia bem rica em nutrientes. Os mangues dessa região são preservados e impressionam os turistas que visitam as ilhas. 


      
      A ilha das Canárias, é protegida pois tem uma reserva ambiental e isso é uma das causas para o local permanecer preservado e distribuir belezas naturais para todos que ali passam. Ela possui uma rica biodiversidade de animais e árvores. Também quem visita esse local, pode ver de perto macacos, jacarés, garças brancas, guará vermelho e alguns outros tipos de aves da região. Nicolau Resende foi o responsável pela descoberta desta região por volta do ano de 1640, e aconteceu por acaso, pois aconteceu um naufrágio próximo à foz do Rio Parnaíba. 


      
       O naufrágio que aconteceu, deixou um prejuízo grande, pois dezenas de toneladas de prata e ouro perto desse local do Delta foram perdidos, ao passo que foram 16 longos anos de procura. A beleza do Delta, sem dúvida é de tirar o fôlego. Parnaíba todos os anos, recebe milhares de turistas do Brasil e do Mundo, todos vêm apreciar e aproveitar a beleza dessa região. Esse lugar lembra um pouco os lençóis maranhenses. 


      
        A ilha grande de Santa Isabel, com dunas altas, lagoas e morros, também tem a lagoa azul que é formada por águas das chuvas. São lugares como esse que vemos como o nosso Nordeste é maravilhoso e rico do ponto de vista do cultural. Para chegar ao Delta, o principal ponto de partida é a cidade de Parnaíba no Piauí ou Tutoia no estado maranhense, situada às margens do Delta. Para você aproveitar sem nenhum tipo dor de cabeça, procure um guia autorizado ou um nativo que conheça a região e seja autorizado.



FIGURAS DE BARRO

                                                                                      
                                            Fonte da imagem: fotostrada

                       


                          ARTESANATO EM BARRO

      

      Uma prática muito comum no sertão como no agreste ou em qualquer outra parte do nordeste brasileiro, é a prática dos ceramistas, pessoas que trabalham com o barro. Isso é uma prática muito antiga e que veio influenciar a cultura nordestina, tanto pelos europeus como também pelos índios. Essa prática surgiu no período neolítico há 6.000 anos antes de Cristo. Poderíamos dizer que os índios nessa época já praticava esse tipo de artesanato aqui no Brasil. 


      

      As peças em cerâmicas feitas pelos ceramistas sempre existiu em feiras nordestinas, algumas figuras de animais, pessoas e outros. Elas eram feitas em barro e que sempre eram vendidas para família de baixa renda ou não, e que era os brinquedos de antigamente para as crianças. Esse tipo de artesanato é produzido e feito através e queimadas em fornos à lenha. A peças são produzidas com o barro encontrado próximo a riachos e rios de algumas dessas regiões. 


      

       Ele é um barro cinzento que fica perto de árvores dessas regiões, e que é uma matéria prima ideal para a prática do artesanato. Como tem as bonecas de pano, os carrinhos de madeiras, também tem esse tipo de artesanato feito com barro, próprio para se tornar brinquedos de crianças. Naquela época, a imaginação das crianças ia a mil, porque era uma época sem computadores e nem brinquedos eletrônicos ao alcance delas. 


      

        Essa geração tiveram o privilégio de poder brincar como criança. A ingenuidade dessas crianças naquela época com brinquedos de barro, era muito bonito de se ver, elas tinham a felicidade de serem realmente crianças e aproveitar esse período. Hoje já é muito diferente, temos a geração de crianças internautas, e que não sabem realmente o que é brincadeira de criança. Essa geração atual de meninos e meninas, na maior parte das vezes, não largam o computador e o celular, nem para fazerem as refeições diárias. 


      

        Algumas estão perdendo o sentido da brincadeira. É uma pena, porque elas poderiam realmente serem mais felizes. Pois é, o mundo muda, a tecnologia avança e alguns conceitos se perdem pelo esquecimento da modernidade. Acho que hoje essas lindas peças de barro ainda servem para alguma coisa, podendo ser usadas como peças de decoração, ou brinquedos de crianças pobres do sertão do nordeste brasileiro.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...