SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

17 de nov de 2015

COMIDA SERTANEJA

   
                     Fonte da imagem: marisantablog 
                              
                                   

                                  
                                   SABOR DO SERTÃO 
     
     

       O cuscuz é um alimento muito gostoso é tem a cara de nordeste. Essa iguaria da cozinha nordestina, sempre é bem vida aos lares dos sertanejos ou não. A matéria prima é o milho, aliás, ele também é usado em quase todo o cardápio da cozinha nordestina. É uma coisa muito fácil de fazer, porém precisa que o sal esteja no ponto, para que ele saia bem gostoso. 


      Para preparar o cuscuz, precisa-se ter mais ou menos meio litro de d’água, sal a gosto, meio pacote de farinha de milho. Primeiro coloca a massa do cuscuz em uma vasilha, então você vai colocando água aos poucos, e vai misturando com a farinha de milho até ficar homogênea, depois deixe descansar uns 5 minutos. É importante que a massa fique úmida, para que o cuscuz fique fofinho e bem gostoso. 


      Depois que a massa descansar, você vai colocando o sal a gosto, e misturando, após isso você vai apertando a massa e vendo se ela está durinha. Quando chegar nesse ponto, você coloca ou no pires ou em um prato médio, depois pega um pano úmido e coloca sobre a massa de cuscuz que está sobre o prato. Então você torce o pano para fazer pressão sobre a massa e o prato. Depois vira e coloca sobre uma panela de água fervendo. 


      Depois de 6 a 8 minutos você tira o cuscuz da panela, pois ele está no ponto de ser consumido. Esse mesmo processo também era feito ou ainda é feito para fazer cuscuz menores, a massa é colocada em um pires e coberta com um pano que é torcido e colocado na boca de uma chaleira. Assim a gente ver que esse processo é simples e também é muito usados no sertão do nordeste brasileiro. 


      A história conta que o vendedor de cuscuz foi uma pessoa folclórica, pois ele estava sempre com um sorriso nos lábios e contando histórias para os fregueses. Essa figura fica num passado recente que em algum lugar ou outro, ainda pode ser encontrado, mais que já não faz parte do cotidiano da modernidade. Eles preferem entregar seus produtos para a sociedade consumi-los, em padarias. 


      Realmente é mais prático, mais que estingue com a figura do vendedor de cuscuz, da história. Essa iguaria é apreciada pelos nordestino, pois ela está sempre fazendo parte da mesa de todos nós. O cuscuz é saboroso com:  manteiga, com ovos, com carne, com leite ou com qualquer outra mistura. Então como se ver, ele é simples mais é muito saboroso. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...