. ARTE E CULTURA POPULARA ARTE DE NEWTON AVELINO: 12/03/15

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    3 de dez de 2015

    GAMELAS


                                                                                                          Fonte da imagem: notícias.uol


                                                                                  

                                  ARTEFATO REGIONAL



          
       
          As gamelas nos currais do sertão nordestino, eram sempre vistas como uma forma mais simples e rudimentar de dar comida para os animais Elas foram bastante usadas por pequenos e médios agricultores que não tinham como fazerem cochos de alvenaria, e preferiam colocar o alimentos de seus animais em gamelas feitas por eles mesmos, pois saia mais em conta. Elas eram feitas de borracha de pneu de caminhão ou de madeiras. 



           Esses artefatos bem regionais com aspecto primitivo, eram muito usados por quase todos aqueles que criavam animais e que tinham um pequeno rebanho. Essa prática no sertão nordestino é muito comum como em outras sub-regiões do nordeste. Isso tanto fazia ser equino, bovino ou mesmo com os suínos. Já os caprinos, comem de tudo, e os ovinos comem mais folhagens e são animais que não precisam de gamelas para comer ração. 




          

             A não ser que os agricultores queiram dá. Esses sertanejos costumavam tirar a madeira própria para a confecção delas, ou seja, poderia ser imburana ou outra madeira mais mole. Já no caso das gamelas feitas de borracha de pneu de caminhão, eles encomendavam a confecção delas, na cidade ou então compravam nas feiras livres dos interiores desse sertão de meu Deus, já que é uma tradição elas estarem expostas a venda nessas feiras. 




          

           As gamelas são feitas para ser colocada ração ou água, ou uma ração balanceada mais homogênea, mais mole mesmo. No caso dos suínos, era colocada a lavagem como é chamada a comida dos porcos. E aí como no sertão os porcos são criados mais ou menos soltos, esses artefatos eram colocados nos quintais das casas de fazenda ou desses pequenos agricultores. 




          

           Também no caso das gamelas de madeiras, elas tinha uma cavidade mais funda para poder suprir mais um pouco de ração e para não ser desperdiçado nada. Depois de tudo isso, o agricultor tinha por obrigação de lavar e deixar para secar até colocar a próxima refeição para os animais, e aí se sucedia esse ritual todos os dias. Hoje com modernidade e com o poder aquisitivo dos criadores e pequenos agricultores, as coisas mudaram. 




          

          Mas as gamelas, ainda existem e pode crer, fazem parte de uma pequena parcela de usuários que criam pequenos rebanhos. Em alguns currais desse nordeste brasileiro, você ainda poderá se deparar com algumas delas. E vai ver que esse objeto é mais um que faz parte da cultura sertaneja desse nosso Brasil. Gamela sendo de madeira ou de borracha, ela tem a cara do home do campo, elas ornamentam esse cenário meio brejeiro que nós temos.

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG