, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 12/21/15 12/21/15 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

21 de dez de 2015

MANIFESTAÇÃO POPULAR






CAZUMBA


   

     O folclore nordestino é muito rico e que tem muitas vertentes culturais que fazem parte da história. São Luiz a capital do estado do Maranhão, tem vários festejos, e que são comemorados com muito colorido, muita música, muita festa. Vamos falar do Cazumba que é um personagem do boi. 


  

   Ele é um personagem hibrido desta manifestação folclórica, que está entre o animal e o humano. Ele é um ser mascarado que dá margem a diversas interpretações, sendo visto como um animal da fazenda, um protetor da floresta ou um preto velho. 


    

    Apresenta-se com máscaras e com vestimentas coloridas, tem um cofo de palha para dá mais mobilidade e graça ao personagem em suas coreografias de rodopios. Traz nas mãos um chocalho para badalar e marcar o ritmo, ou chicotear para espantar o público. 


   

   Eles andam sempre em bandos, e usam suas vestes coloridas sem deixar nenhuma parte do corpo de fora. Suas máscaras são as peças que chamam mais atenção, e são chamadas de caretas. Ele é encontrado nos grupos de boi da Região da Baixada Maranhense, ou seja, área de campos alagados em torno do lago de Viana. 


     

    O municípios de São Vicente, Penalva, Viana, São João Batista, e outros, são locais a onde eles se apresenta em grupos de boi de São Luiz. A sua apresentação como a do boi, geralmente é na época junina, ou seja, pelo São João. 


  

    Ele é um símbolo do São João Maranhense. É muito comum, um mesmo caxumba usar caretas diferentes conforme o contexto ritual do qual ele participa. São brincadeiras como essas inseridas dentro do folclore regional, que dá uma dinâmica a festa que acontece, ou seja, um personagem inserido dentro de uma manifestação folclórica brasileira que é o bumba meu boi, diga-se de passagem, é uma das mais conhecidas. Então é assim que surge o Cazumba, ou Cazumbá, não é à toa que esse personagem é o símbolo do São João Maranhense. 


     

     As adaptações feitas dentro de um contextos da história, talvez são elas que enriqueçam mais essa própria história de cultura que fala de nós. Isso sem falar que muda de região para região, e é assim que vai se construindo e se consolidando a nossa própria história.







LITORAL SUL






UM LUGAR MARAVILHOSO


    

  O litoral sul e norte do Rio Grande do Norte é muito lindo, são praias e mais praias com cenário de cinema. Essas praias tem águas mornas e em algumas um mar sereno com uma orla de areias branquinhas que contrasta com esse cenário lindo e quase inabitado. 


   
   
   

    Algumas delas ainda são quase virgens a onde existe aldeia de pescadores. Mas a praia que eu vou falar aqui é uma que fica próxima à capital do Rio Grande do Norte, Natal. Seu nome é Pirangi do Sul, praia tranquila de grande extensão, é uma das mais procuradas do litoral sul do RN. 


     

     Como é muito próxima a Natal, ela é bem visitada pelos habitantes da capital potiguar. Tem uma paisagem linda, e possui um mar tranquilo. Com uma faixa de areia que permite que os banhista joguem frescobol, voleibol ou outras modalidades de esportes. 


    

    Também é bem procurada por praticantes de esportes náuticos tais como: Kitesurf e Windsurf. Também é propícia para pesca. A praia conta com uma boa infraestrutura, como quiosques que servem petiscos e pratos à base de frutos do mar. 


     

    Ela também é conhecida como “pirambuzios”, pois ela é próxima da praia de búzios. Ela tem ondas fracas, cercada por arrecifes e menos urbanizada. Ela na maré baixa, forma bancos de corais que formam ilhas e piscinas naturais a 1 Km da praia. 


     O rio pirangi separa as duas praias, Praia de pirangi do norte e praia de pirangi do sul. Essa praia é uma das mais belas do litoral sul do RN, pois tem como cenário um rio de águas calmas desbocando na praia de pirangi do sul, a onde os turistas e os nativos tem como vistas ao longe, os parrachos, isso quando a maré baixa e mais à esquerda o trapiche a onde saem os barcos para os parrachos e para dá aquele passeio com os turistas. 


     

    O movimento nessa praia só cresce quando está na alta estação, pois durante o resto do anos só mais os natalenses que frequentam ela. Se você tiver em Natal no Rn, procure conhecer a praia de pirangi do sul. Essa praia é bem pequena, e tem uma faixa de areia em extensão muito reduzida, mais ela é muito aconchegante e muito linda.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...