, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 12/26/15 12/26/15 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

26 de dez de 2015

GOIABADA CASCÃO


Fonte da imagem: ralphbraz




MANJAR DO SERTÃO


    

     Nas feiras livres do sertão do nordeste brasileiro, vemos de tudo um pouco, vemos uma sulanca só. Costumamos chamar essas feiras, de shopping do sertão, pois elas sempre foram locais de compra e venda, de troca-troca de mercadorias e de boa comida regional para se provar. 


    Tudo que existe ali, tem um significado, tanto no que se refere a parte cultura como a parte social. As feiras nordestina, são locais de escoamento dos produtos feito pela mão de obra qualificada dessas regiões. 


    Vamos falar de uma iguaria feita nos tachos das fazendas ou dos sítios do sertão. Também existem algumas fábricas de fundo de quintal, que também produz essa iguaria. Vamos falar do famoso doce de goiaba, que chamamos carinhosamente de “goiabada cascão”. 


    Geralmente quando passamos entre uma banca e outra, nos deparamos com elas expostas em cima das bancas. Feitas em fardos grandes, elas são enroladas em um tipo de filme plástico para não pousar moscas e outros insetos. 


    Alguns feirantes fazem isso para preservar a qualidade e a higiene dos alimentos, mas em outros casos vemos que falta um pouco de higiene. Bom, esse tipo de doce, é uma tradição da região, e vemos que o sertanejo aprecia muito essa iguaria. 


   O mais importante, são as pessoas manerarem na degustação desse manjar, pois como todos sabem, isso não é uma refeição, é apenas uma sobremesa. E outra, evita que as pessoas fiquem com diabetes. Essa iguaria é feita em grandes porções ou pequenas porções, dependendo da quantidade que queiram fazer, muda a quantidade de ingredientes. 


    Mas vamos lá, ela é feita com um quilo de goiabas vermelhas, uma xícara e meia de chá de açúcar refinado e água. Depois lave as goiabas e descasque as mesmas, depois reserve as cascas. Corte as goiabas mantendo as sementes, depois ponham dentro do liquidificador com duzentas miligramas de água. Bata elas por um minuto. 


    Despeje em uma peneira de malha que não seja fina. Passe com uma colher e reserve em uma tigela. Coloque em uma panela, o açúcar com cem miligramas de água. Cozinhe e não pare de mexer, até o açúcar dissolver e começar a ferver. 


    Deixe no fogo por quatro minutos. Junte a polpa de goiaba e a metade das cascas que foram reservadas. Continue a cozinhar, sem parar de mexer, isso por trinta minutos até soltar do fundo da panela. 


    Agora é só retirar do fogo. Forre com papel filme o recipiente em que você quer formar a goiabada. Pode ser em um recipiente em forma quadrada ou em uma tigela ou em outro recipiente qualquer. Despeje a goiabada e aperte bem, antão embrulhe o papel filme. 


     Agora é só deixar descansar por duas horas. Então está pronta a goiaba cascão. Elas são famosas desde os tempos dos nossos avós, nossos antepassados. Ela é uma iguaria que faz parte da nossa cultura e que expandiu para todos os cantos. Coma doce com moderação, pois ele é bom, mais em excesso, ele pode ser um vilão.










PASSEIOS DE JEGUE

        
                                                Fonte da imagem: weban
     
                                         
       


 COMERCIANTES DE PRAIA


    

   As praias nordestinas são lindas, disso ninguém tem a menor dúvida, elas também servem como área de lazer para todos. Os nativos e os turistas, sempre são abençoados pelas belezas naturais desse local. 


    Além deles terem como atrativo o cartão postal lindo que Deus deixou para nós, eles ainda tem uma boa infraestrutura em algumas praias que se situam mais próximo as grandes cidades, ou seja, as praias urbanas. Já nas praias mais longe da civilização, elas tem pequena infraestrutura. 


     O bom é quando as pessoas forem para essas praias mais distantes dos centros urbanos, é que elas levem suas comidas e bebidas, pois só assim, elas não ficaram aborrecidos nos passeios que fizerem. O mais importante disso tudo é que elas usufrua da beleza do local, e que tenham um passeio diferente. 


  Em algumas praias, você vai ter como base, a infraestrutura do local tais como pousadas, hotéis, mercadinhos etc. Tem algumas delas, que você pode andar de lancha, caiaque, kitesurf e até praticar outros esportes aquáticos. Você também pode andar a cavalo, andar de jegue ou quadriciclos. 


    O que importa é que não vai faltar emoção para você, nessas praias. Além do mais, você pode aproveitar em algumas delas, o período noturno, como por exemplo, frequentar as festas do local. 


    Na alta estação, essas praias do nordeste fervem de tanto agito, entre camelôs e todos os tipos de vendedores ambulantes, banhistas, e outros personagens que você ainda não tenha visto. Você também vai se adaptando ao clima do local e ao movimento de cada local onde você ficar. 


      O colorido que esses locais tem, é de encher os olhos de qualquer um, a começar pelo azul do mar passando pelos coqueirais e pelas barraquinhas que encontramos, e também pelos ambulantes que lá estão para lhe servir. 


  Todo mundo sabe que o brasileiro é um posso de fertilidade e de grandes ideias, e nessa vida você tem mesmo é que inventar e fazer o novo, isso se você quiser fazer sucesso. 


     É melhor você se capacitar e investir no seu talento, do que permanecer no comodismo de um emprego que não te leva a lugar nenhum. Este país é um país de empreendedores. Então quando a gente sai por aí olhando o movimento dessas pessoas que dão esse colorido especial a orla, a gente ver de tudo, entre os ambulante. 


    Do vendedor de queijo assado na brasa, ao vendedor de camarão torrado, também vemos do vendedor de coco ao vendedor de camarão torrado, vemos também do vendedor de óculos e chapéus, ao vendedor de drinques a base de frutas regionais. Também vemos que as pessoas enfeitam os seus animais para carregar turistas, e por aí vai. 


   A criatividade dessas pessoas, merecem todo nosso respeito e admiração, pois cada um deles procuram vender os seus produtos acompanhados de algum tipo de marketing, isso é muito bom. Alguns já se tornaram figuras que fazem parte da nossa cultura regional. 


     Então não se surpreenda se você vi coisas desse tipo na praia, pois aqui no nordeste, todo nordestino tem a mente fértil, ele gosta de criar, de inventar e de mostrar alguma coisa nova. Venha conhecer as praias do nordeste brasileiro.




































                                           
                                                                   
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...