, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 12/31/15 12/31/15 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

31 de dez de 2015

MACAUBA




                                     




                        

                PLANTA NATIVA DO BRASIL

      
      

      Se tem uma palmeira que é muito conhecida no sertão nordestino, essa palmeira é a “macaúba”. O seu nome cientifico é (Acrocomia aculeata) ela é uma palmeira da família Arecaceae, que pode ser encontrada em quase todo o Brasil, e chega a medir até 25 metros de altura. 


     

      Essa árvore é muito espinhosa e produz flores e frutos em cachos. Também é uma planta nativa do Brasil, por isso em alguns outros estados, ela tem nomes diferentes tais como: macaiba, coco-baboso, bocaiúva, coco-de-espinho e outros. Você pode extrair diversos ativos dessa palmeira, tais como: Óleo de polpa, Óleo nobre de amêndoa, Farelo de polpa, Carvão e Farelo de Amêndoa. Seu fruto é saboroso e aromatizante. 


     

     Essa planta é encontrada no sertão nordestino, tem uma potencialidade que nem dá pra se imaginar. Ela serve para fazer cosméticos, serve também para alimentação humana e animal, serve também para produzir energia, e serve para fazer o carvão mineral. Gosto muito de degustar a polpa dessa frutinha quando estou no sertão piauiense, pois lá tem em abundância. O estado do Maranhão existe muito delas. O seu sabor é maravilhoso. 


     

      Estudos revelam que a macaúba é uma boa aposta para alavancar a produção do biodiesel no Brasil. Atualmente a produção do biodiesel é feita através da soja e do dendê, mas foi comprovado também, que apesar do potencial menor para a produção do óleo feito através da macaúba, ela ganha pelo volume. 


     

      Ou seja, A soja rende mil litros de óleo por hectare, e a macaúba rende cinco mil litros de óleo por hectare. O que vemos aqui, é que os investimento com a plantação e o manejo dessa palmeira, deveria ser bem maior, pois seria uma economia enorme no custo benefício. 


   

     Dependendo de região para região, ela serve como matéria prima para a confecções de cestos, balaios e chapéus, ou seja, ajuda muito o artesanato feito pelas pessoas que moram nessas regiões a onde existe essa planta. 


     

     Também é usado para moirões e na construção de casas. Na verdade a fruta se espalha pelo bioma nordestino e mata a fome tanto de humanos como de animais. Ela faz patê de todo ecossistema, pois seus frutos servem para alimentar araras, capivaras, antas, cotias e outros pássaros. As flores dessa árvore, atraem abelhas que por sua vez produzem o mel, é mesmo um ciclo de um belo ecossistema que enriquece o nosso bioma. Essa palmeira começa a produzir entre 3 a 5 anos de idade. 


   

    A pesquisa da macaúba, já facilita a produção de cosméticos, sabonete, margarina, sabão e outros. O importante disso tudo é que ela é um símbolo da cultura nordestina, e faz muito a diferença dentro do bioma do sertão. A macaúba dá frutos saborosos e bem aromáticos que sacia a fome do sertanejo embrenhado dentro das sub regiões nordestinas.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...