, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 01/09/16

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    9 de jan de 2016

    DELÍCIA SERTANEJA

    Fonte da imagem: ranchonordestino
    Fonte da imagem: ranchonordestino




    UM MANJAR


        
        A maravilhosa cozinha nordestina é destaque em qualquer parte do mundo, resta saber o que não encontramos nela.  A gente ver um pouco de tudo. 


         De cabeça de bode ao chouriço doce, passando por buchada de bode a tripa assada, do mocotó ao sarrabulho, do picado a Maria Isabel, da carne de bode com macaxeira ao mocotó de boi e por aí vai, de tudo você encontra, tanto faz está em restaurantes regionais, como em uma feira livre. 


           Você sempre vai encontrar muitas outras guloseimas e degusta-las, é só querer. Mas, hoje eu vou falar do bolo de tapioca, um bolo bem conhecido na região nordestina. 


           Na verdade a nossa culinária como toda nossa cultura, receberam uma influência enorme entre índios, europeus e africanos e alguns historiadores falam que nas primeiras décadas depois do descobrimento viajantes europeus e de outras nacionalidades já registravam a existência dos beijus feitos de goma pelos índios. 


         Dessa forma, podemos observar que a influência só enriqueceu a nossa cultura, pois fomos adaptando gostos e costumes até conseguirmos apresentar uma culinária genuinamente regional e brasileira, e que não fica atrás de nenhuma culinária internacional.



        O bolo de tapioca é uma dessas maravilhas. Os ingredientes são: 2 litros de leite fervente, 400 ml de leite de coco, 600 g de coco ralado sem açúcar, 1kg de açúcar, 1kg de tapioca granulada (goma granulada), 1 colher de (sopa) de sal, coco ralado para colocar por cima, 2 litros de leite fervente. 


           Modo de preparo: Pegue uma tigela, então coloque 1 kg de tapioca granulada, 1kg de açúcar, 600 g de coco ralado sem açúcar, 1 colher (sopa) de sal, 2 litros de leite fervente e 400 ml de leite de coco. Misture até os ingredientes se incorporarem. 


            Adicione mais 2 litros de leite fervente e misture bem até ficar no ponto, bem homogêneo. Depois transfira a massa para um recipiente plástico, coloque bastante coco ralado por cima, e leve para gelar por 4 horas. Depois é só retirá-lo da geladeira, e está pronto.



         Hoje, com uma diversidade de comidas, diga-se de passagem, a gente ver e sente que cada prato é melhor do que o outro. A cozinha nordestina vem cada vez mais surpreendendo com a sua criatividade, a todos pelo modo de preparo e pelos ingredientes usados. 


          O mundo gourmet nordestino, é antes de mais nada, para quem o faz, um prazer e uma paixão por aquilo que ele está realizando na cozinha e para quem se prontifica a degustar esses manjares é, sobretudo, uma enorme satisfação.





    CACHA PREGO


                                     
                                                                                                                              Fonte da imagem: commons




                                                                                                     

                                     VILA DE PESCADORES



       
          Vamos hoje conhecer a onde fica “Cacha Prego”. Pois é, esse linguajar é muito comum no nordeste Brasileiro, isso porque o sertanejo, o nordestino de uma forma em geral, gosta de acrescentar um dialeto Nordestinês. 


        Por exemplo: Tu tá amostrada né, votez, tu arenga bastante viu, e por aí vai. Então caixa prego, é apenas um nome carinhoso dando aquilo que fica bastante longe. Isso é mais ou menos um desvio linguístico. Você sabia que caixa prego existe e fica na Bahia, isso mesmo, precisamente na ilha de itaparíca


         Essa ilha tem quase 240 quilômetros quadrados. Esse lugar é um dos mais lindos da Bahia. Ela é a maior ilha da baía de todos os santos. Ainda continua sendo um dos pontos mais visitados pelos turistas, porque ela tanto é belíssima quanto a sua logística é muito rápida. 


         Saindo de Salvador a capital baiana, de catamarã são apenas 20 minutos. Essa ilha se divide em duas partes, a primeira leva o nome de Itaparica. Com suas igrejas, fontes e fortalezas. Já o município de Vera Cruz é a onde fica as praias, e barreiras de corais. Pois bem, “Cacha Prego" não é nada mais nada menos que uma belíssima vila de pescadores e que tem a praia com o mesmo nome. 


          Ela fica no município de Vera Cruz, na ilha de Itaparica. A praia está localizada do outro lado da ilha de Itaparica em relação a capital, Salvador. Cacha Prego tem 3 ruas principais, uma que é próximo ao mangue, outra central e a outra beirando o mar da Bahia de todos os santos. 


          A Rua do porto sempre é movimentado por embarcações que ancoram no pequeno cais. Também próximo a ela, fica localizada uma praça pelo nome de pau mole. É um conjunto de mesas e cadeiras de madeira e cimento que serve para os moradores jogar um carteado e colocar o papo em dia. 


        Como essa é uma praia que está localizada em uma enseada, o mar sempre é bem calmo. Os barcos sempre saem com turistas para leva-los a região conhecida como pantanal baiano. Todos elogiam o passeio, dizem que é um dos melhores de Itaparica, eles passam por fontes de águas, passam por mangues e ainda tem uma paradinha na ilha de Matarandiba. 


           Essa praia é uma das mais isoladas da ilha de Itaparica. Seu acesso é feito pela rodovia BA – 001, passando por Tairu, Arituba e Berlinque. Para chegar a praia de Cacha Prego, você vai ter que percorrer pelo menos uns 20 KM de estrada, mas o visual é compensador. Sendo assim, você estando em Salvador, procure conhecer a praia de “cacha prego” na ilha de Itaparica.










    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG