SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

11 de jan de 2016

TREMPE


Fonte da imagem: Piauísolar.
Fonte da imagem: Piauísolar.




TUCUMBA



    O fogão à lenha é uma daquelas ideias mirabolantes e magníficas feita pelos índios. Digamos que herdamos isso deles. O primeiros fogões chamavam -se “trempe”, como é muito conhecido no semiárido nordestino e eram utilizados para preparar alimentos já nos séculos passados. 


    Os fogões à lenha foram se modernizando ao ponto de colocarem chapas de aço cortadas em círculos para servir como bocas e por baixo é a onde se introduz os pedaços de madeira. Hoje, eles são usados em alguns restaurantes regionais e em regiões rurais.



    Os índios percursores desse artefato foram os timbiras e guaranis e deram o nome de “tucumba” sendo o fogão de três pedras ou “trempe” como e chamado é o modelo mais antigo de fogão a lenha. 


   Esses fogões, tem um grande problema: a sua baixa eficiência energética e, sendo assim, eles consomem mais e mais lenha(madeira), o que implica em uma maior devastação da vegetação nativa do local fazendo com que haja mais erosões e fogõesenfraqueça o solo do bioma, uma vez, também, que  à lenha emitem mais gases por combustão do que qualquer outro fogão.



    Também temos que destacar que em alguns lugares do sertão nordestino tem pessoas que moram a duas três léguas de distância de um ponto que exista civilização, acredite se quiser, isso acontece em pleno século XXI, são pessoas que não conhecem outro meio de vida, e por isso são obrigadas a cozinhar em fogão à lenha mesmo, de preferência, de “trempe”


    O sertão nordestino é imenso e extremamente hostil, principalmente nas secas intermitentes. Não é moleza não morar dentro dessas sub regiões que ficam dentro do sertão nordestino.



    Temos um bioma extremamente lindo rico e perigoso no que se refere a você entrar e depois sair de dentro dele, isso só para quem é da região. Então essas pessoas já estão adaptadas em viver nessa região com os costumes que elas aprenderam, tais como: cozinhar em fogão de “trempe”, tomar banho nos açudes, tanger suas criações, andar caçando para comer e não para vender, plantar quando dá para plantar, pegar preá nas veredas do sertão, brocar, etc..



    Esses sertanejos heróis da resistência são considerados heróis mesmo. Porque vivem em uma região conhecida mas que é muito inóspita, e que as vezes chega ser cruel com o homem. Então apesar disso tudo, alguns pesquisadores tem trabalhado no desenvolvimento de fogões à lenha mais eficientes e menos poluentes e nocivo ao meio ambiente, porém pouco se evoluiu na fabricação deste equipamento tão importante na vida de tantas pessoas.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...