, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 01/18/16 01/18/16 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

18 de jan de 2016

ÍNDIA IRACEMA


 Fonte da imagem: literaturadohms 





                                                         
                                                           
                                MUDANDO A PAISAGEM


     
       
       Se tem uma coisa que o cearense sabe fazer e bem é valorizar a sua cultura, a nossa cultura, todos sem exceção que estão dentro da arte, sempre tem uma atenção igualitária para todos. A parte de vaidade pode até existir mas não é tão evidente dentre ele. Se destacam muito no humor, nas artes plásticas, na música, na literatura e em outros seguimentos artísticos.



        Na verdade, quem tem talento vai ser reconhecido mesmo, e é isso o que o artista busca. Pois, quando todos abraçam uma causa a tendência sempre é aquele núcleo se destacar, quer seja nas artes ou em outras vertentes e é mesmo assim que acontece com a arte cearense. 


         Vejo que A Iracema uma personagem do romancista José de Alencar, é uma das esculturas mais valorizadas e mais confeccionadas dando assim a valorização que a personagem merece e valorizando a obra do escritor e ela ou elas são muitas.



        Mas vamos falar aqui, dentre tantas, em Iracema. Vamos falar naquela que foi colocada dentro da lagoa de Messejana, pesa 16 toneladas, feita com uma estrutura em aço e revestida por uma resina uretânica especial onde existe, também, um sistema de iluminação especial e uma bela fonte de água iluminada que jorra da cuia que sustém acima da cabeça.



        O idealizador do projeto foi o Joseph de Cola, um americano, e  para concluírem o projeto, foram necessário 16 profissionais que trabalharam durante quatro meses. O modelo guia foi feito pelo artista plástico Alexandre Rodrigues que teve como inspiração para a modelagem do rosto a estudante de Direito Natália Nara Oliveira. Sua inauguração foi no dia 1º de maio de 2004, dentro das comemorações dos 278 anos de Fortaleza, e para marcar os 175 anos de nascimento do escritor cearense José de Alencar.



        Podemos ver que a valorização da cultura cearense é muito forte, pois valorizam muito o que é da terra. Dentre muitos que se destacam na cultura nacional temos, Raimundo Fagner, Chico Anysio, Tom Cavalcante, José de Alencar, Raquel de Queiroz, Belchior, Ednardo, Patativa do Assaré e tantos outros que se eu for ficar aqui colocando, vai dá um livro. Parabéns à cultura cearense, à cultura nordestina e à cultura do Brasil.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...