, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 01/19/16 01/19/16 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

19 de jan de 2016

A CAPITAL DO MEIO NORTE

Fonte da imagem: melhoresdestinosdeviagens





TERESINA VERDE CAP



     
      Teresina a capital piauiense é uma das mais arborizadas do nordeste. A verde cap é a única do nordeste brasileiro que não é banhada pelo oceano. Ela tem o privilégio de ser abraçada por dois grandes rios, o rio Poti e o Parnaíba. O projeto Teresina mais verde veio contribuir para a arborização da cidade desde que começou em 2013. Mais de 216.455 novas árvores foram plantadas nas ruas e quintais da capital piauiense. 


      É uma forma que a prefeitura da cidade encontrou para resgatar o título de cidade verde, que tanto foi cantando em versos e prosas. Considerada uma das capitais planejadas do país. É considerada a mais quente do Brasil e a terceira com incidência de raios no mundo. Foi fundada no dia 16 de agosto de 1852 com o nome de Vila Nova do Poti, e desde então, assumiu o posto de capital do estado. Leva esse nome por homenagear a imperatriz Teresa Cristina, esposa de Dom Pedro ll. 


      A arborização dessa cidade é muito importante, porque a capital do meio norte é quentíssima, o calor muito causticante chega ser quase insuportável, pois ela fica próximo à linha do equador. Uma das coisas marcante na cidade, é a receptividade das pessoas que lá moram. Esse município é o mais populoso do estado. Localiza-se no centro norte piauiense, e fica a 366 Km do litoral, sendo, portanto, a única capital da região Nordeste do Brasil, que também se destaca pela sua arborização em todo o município. Possui uma população estimada em mais de 800.000 habitantes. 


     A grande Teresina aglomera mais de 1.190.000 habitantes, formando a segunda mais populosa Ride de todo o Brasil, ficando atrás de Brasília, a capital federal. Ela é a 21ª maior cidade do Brasil e a 16ª maior capital do Brasil, sendo uma das cidades que cresce mais em todo Brasil. Essa cidade fica em uma zona de transição entre o semiárido nordestino e a Amazônia conhecida por meio norte, Teresina tem uma vegetação composta de Floresta estacional semidecidual, áreas com cerrados e a mata de cocais. Tais como buriti, babaçu, tucum, pati, macaúba e outros. 


       O pib da cidade representa cerca de 45% do Pib do estado do Piauí. Isso no ano de 2013. A sua indústria destaca-se na área têxtil e de confecções, que exporta para outras regiões. No turismo existem vários espaços para eventos educativos e culturais. Alguns dos seus pontos culturais são: O museu do Piauí, a central de Artesanato Mestre Dezinho, Museu Municipal de Arte Sacra Dom Paulo Libório, a Igreja de Nossa Senhora do Amparo, Museu dos rios e tantos outros pontos de cultura. 


       Na verdade essa é uma capital diferenciada para a gente conhecer. Ela cresce a cada dia, a sua culinária é maravilhosa e a receptividade das pessoas gera um aglomerado de coisas boas e que cativa a gente a conhecer a cidade. A cozinha piauiense traduz o gosto e os sabores dos temperos. A galinhada é um prato diferenciado dentre todos que ali existem. Estando no estado do Piauí, tente conhecer Teresina, ela vai te surpreender.










Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...