, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 01/22/16

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    22 de jan de 2016

    SANDÁLIAS DE RABICHO

    Fonte da imagem:  jornalggn
    Fonte da imagem: jornalggn





    CULTURA DO COURO


           

         Vemos que a indústria do couro no sertão nordestino como em quase todo o nordeste brasileiro, ela é muito forte. A gente ver que nessa indústria, temos algumas vertentes que só beneficia toda uma gama de coisas que fortalece a cultura e a geração de emprego e renda para as pessoas. Isso tanto faz ser nas sub regiões nordestinas, como também no semiárido, e porque não dizer no litoral dessa região. 


          


          Não é nenhum segredo para ninguém, que o couro além de ser uma grande matéria prima, também faz parte da cultura desse povo. Sabemos também que para o couro chegar ao ponto de ser usado, ele passa por vários processos a começar pelo corte, e depois pela secagem. Ele antes de ser utilizado como material nobre, tem que ser curtido, só assim está pronto para confecção de diversos artefatos. 


         


           O couro é um dos produtos mais usados para alavancar a economia. No nordeste, isso é uma tradição já há bastante tempo, desde a época da colonização. Nos dias de hoje, ele é um dos produtos mais usados para confecção de pastas, cintos, sapatos, malas, casacos, chapéus sandálias e por aí vai. Vamos falar hoje de um desses artefatos muito usado pelos nordestinos, e que se expandiu para o mundo todo. As sandálias de rabicho é um desses artefatos. 


           


           Elas são muito conhecidas pelos nordestinos e por todos que aqui visitam. Foram usadas já na época de lampião, isso foi o começo para que elas se tornassem mais conhecida dentro e fora do nordeste brasileiro. Praticamente foi ele que criou essa moda. Esse artefato é encontrado em quase todas as feiras livres do sertão ou não, também são encontradas em centros comerciais, centros de turismos e por algumas lojas de couro. 


             


            São feitas com couro de bode ou couro de vaca. Elas entraram para o mundo da moda, e algumas já são desenhadas com outros tipos de modelos.  São feitas com couro e solado de borracha ou não, e são chamadas de sandálias de rabicho. As pessoas que fabricam esse tipo de calçado, são verdadeiros artesãos. Antigamente essa profissão passava de pai para filho, esse oficio de fabricar sandálias de couro e outros artefatos que tem como matéria prima o couro. 


             


            As sandálias de couro tem uma durabilidade muito grande, e quando pegam água, passam da cor de couro amarelado para um couro mais escuro. Os preços delas, variam de fabricante e de comércio para comércio, mais fica em torno de uns 40,00 reais por par. Essas sandálias são muito procuradas pelos turistas, pois são confortáveis e são propicias para o dia a dia das pessoas que gostam de andar à vontade. As sandálias de rabicho são a cara do nordeste. 


            


            Elas fazem parte da cultura sertaneja nordestina. O bom desse artefato, é que agora ele é objeto que faz parte da moda e que leva o nome do nordeste para fora. A diferença dessas sandálias de ontem e as de hoje, é porque elas tem vários designs e dá mais oportunidade para as pessoas escolherem os modelos.




    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG