SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

23 de jan de 2016

AÇUDE CABACEIRAS

                               
                              
                                                                     Fonte da imagem: fabiomagnani




                           



                          CARTÃO POSTAL DA PARAÍBA



      



      Seria muito bom se órgãos competentes que controlam a hidrografia da bacia nordestina, encontrassem um meio de reaproveitar o excesso das águas que saem pelos sangradouros dos grandes açudes nordestinos. 


    




      O ideal era que essa água fosse reaproveitada em outros açudes mais à frente dos que estivessem sangrando, e com isso conseguissem que essa água desperdiçada fosse para dentro de outros reservatórios, pois se elas entrarem nos rios temporários ou não, elas acabam sendo desperdiçadas. Quem sabem açudes construídos em efeito dominó com diferença de quilômetros entre um e outro. Acho que seria uma boa ideia se nós nordestinos tivéssemos um bom tipo de tecnologia a onde as águas não fossem tão desperdiçadas assim. 


  





       Pois é em anos de secas intermitentes a onde o sertanejo passa por dias difíceis. Vamos falar de um belo açude paraibano construído no local chamado Boqueirão porquê fica no Município paraibano de Boqueirão.  Porém o seu nome é Açude Epitácio Pessoa, uma forma de homenagem um paraibano que foi presidente do Brasil. Epitácio Pessoa em seu governo, investiu muito no programa de construção de barragens. Mas isso é uma outra história. 


      




          Esse açude fica a 45 km da cidade de Campina Grande. O lago formado por ele cobre uma área de 2.680 há, acumulando um volume de 535.680.000 m³. Ele oferece um potencial energético de 2.300 cv. Sua bacia hidrográfica cobre uma área de 12.410 Km². Ele também abastece a cidade de Campina Grande de água e gera energia elétrica. O acesso ao local pode ser feito a partir da cidade de Campina Grande, pela rodovia PB 148. Essa represa foi construída pelo DNOCS entre os anos de 1951 e 1956, e só foi inaugurado pelo presidente Juscelino Kubitscheck em janeiro de 1957. 


    





    A sua construção solucionou o grave problema de abastecimento d’água da cidade de Campina Grande. No entanto com as secas prolongadas a cada dia, o drama do açude Epitácio Pessoa começa ser visível, pois vemos o açude secar. Queira a Deus que Chova na região e em todo o nordeste, para que os açudes possam acumular água e possam mostrar toda a sua beleza e também possa saciar a sede dos nordestinos.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...