, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 02/07/16 02/07/16 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

7 de fev de 2016

CARNAVAL DO AGRESTE

os mascarados | Fonte-da-imagem:msocorrom


  
                                                           

                                                                            OS MASCARADOS


     

       Em se tratando de carnaval pernambucano, tudo pode te surpreender ou não, a começar pelo grito do Zé Pereira no início dessa festa tradicional em Pernambuco, no nordeste e no Brasil. Recife é a capital do frevo, podemos dizer que a cidade de Bezerros é a “capital dos papangus”. Um dos mais tradicionais carnavais de rua do interior pernambucano, a cidade de Bezerros já é conhecida no carnaval do interior, pelos seus papangus.




    Antigamente as figuras carnavalescas e tímidas dos papangus, acompanhavam as procissões religiosas dando chicotadas em quem quisesse atrapalhar o cortejo. No começo do século, senhores de Engenho modificaram isso a partir de brincadeiras com familiares, daí a brincadeira foi pegando e depois foi se expandindo para a sociedade, a tendência foi só crescendo o número de foliões, então aquelas pessoas que não queriam ser identificadas, usava esse tipo fantasia com máscaras.  Eles se vestiam com roupas velhas e se mascaravam para visitar amigos nas festas de entrudo, que era uma manifestação carnavalesca do século XlX. No século XX, lá pelos meados de 1930, surgiu a tradição dos blocos.




       A partir da década de 1960, os papangus ficaram mais numerosos e começaram a criar e a usar fantasias mais coloridas e máscaras mais ousadas, sendo elaboradas por artistas. Mas também existem aqueles que preferem máscaras mais sugestivas e mais simples. Na verdade o tom dessa festa na cidade de Bezerros quem dá é o colorido das máscaras e o anonimato dos foliões. Reza a tradição que as fantasias sejam escondidas para que os foliões na época carnavalesca não seja reconhecido por populares. Eles são confeccionadas com pedaços de tecidos pintados e outros matérias recicláveis. Essa tradição é feita e é comemorada nos dias de carnaval, por amigos, parentes e pessoas que gostem de brincar nessa época.




       Hoje quem dá o tom da alegria dessa festa na cidade de Bezerros, são os papangus. É hoje um dos carnavais temáticos do Brasil e podemos ver pierrôs, palhaços, colombinas, bruxos e outras figuras. A brincadeira e tão levada a sério que alguns foliões procuram esconder as suas fantasias a sete chaves. O comercio local, vende fantasias prontas, isso é bom para os turistas que podem entrar na brincadeira, e curtir o carnaval sendo um brincante. Bezerros é um município do agreste pernambucano que fica a 114 KM do Recife e em todos os carnavais da cidade centenas de foliões, turistas e personagens folclóricos e encontram no Polo São Sebastião. Procure conhecer o carnaval da cidade de Bezerros em Pernambuco.








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...