. ARTE E CULTURA POPULARA ARTE DE NEWTON AVELINO: 02/15/16

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    15 de fev de 2016

    OCEAN PALACE

    Fonte da imagem: amazoniamaisviagens




    OCEAN PALACE HOTEL RESORT



          O hotel Ocean Palace Beach Resort foi inaugurado em 1996 e é um dos mais belos hotéis da capital potiguar. Hotel cinco estrelas localizado na via costeira, avenida que liga as praias urbanas de Natal e que possui um aglomerado de grandes hotéis.



        O Ocean Palace é um hotel que tem pelo menos uns 282 apartamentos com uma grande infraestrutura e alguns desses apartamentos ficam de frente com as dunas que são os chamados superiores e superiores plus. Os de luxo e superluxo tem vista para o belo mar que está à frente do hotel. Ele acomoda no máximo 4 pessoas em cada apartamento, incluindo a criança. Existe também 32 unidades geminadas duas a duas na ala de bangalôs. Todos têm sacadas e vistas para o mar.




        Um ponto alto desse hotel, são os complexos de piscinas, que são chamado de parque aquático. São piscinas de vários formatos, profundidade e modos de usar. Normalmente, as diárias incluem café da manhã e jantar e são servidos no restaurante principal que serve pratos nacionais e internacionais.




        Tem sauna, elevador, Acesso à internet, spa, acesso para deficientes físicos, sala de jogos, wi-fi, serviço despertador, serviço de praia, serviço de estacionamento, hidromassagem, piscina coberta, tem serviço de quarto, massagem, bar, lojas e muito mais como drinks exóticos e petiscos assinados por grandes chefs e uma adega com mais de 1400 garrafas promovem uma deliciosa viagem de sabores para os hóspedes.




          O Ocean oferece cinco restaurantes bem diversificados. Os hospedes tem a chance de em cinco noites jantarem em cinco locais diferentes a cada noite dentro do mesmo complexo. Esses restaurantes do Ocean Palace são o le sleil (francês), La Luna (pizzaria), Sushi Bar (japonês), Sun Rise (coffe shop) e Ocean Grill (grelhados). Ele também tem quatro bares: lobby bar, american bar e dois bares na área de piscina.




          Esse hotel é um dos mais lindos da via costeira. Além de ter uma vista belíssima de ponta negra, ainda tem uma vista de quase todas as praias da via costeira. O Ocean Palace fica localizado em frente ao Centro de Convenções de Natal, e a 50 minutos de carro para o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves. Ou seja, está em um dos locais mais belos da cidade do Natal.








    CARRANCAS DE BARRO






    A ARTE DO VELHO CHICO




          Pernambuco tem uma diversidade de vertentes culturais em algumas de suas sub regiões: no agreste pernambucano, a obra do mestre Vitalino, no sertão, precisamente às margens do Rio São Francisco, as carrancas de barro e de madeiras, também no agreste existem as rendeiras, já na zona da mata, o trabalho em tapeçaria, e por aí vai. Vamos falar aqui nas “carrancas” feitas de barro e quem é retirado das margens do São Francisco.




           Dizem os mais antigos, que essa cultura começou lá pelo século XlX com um objetivo comercial que gerasse emprego e renda para eles. Como o movimento de embarcações levando mercadorias pelo Rio São Francisco, era intenso nessa época, os barqueiros começaram a usá-la nas embarcações para poderem chamar atenção da população ribeirinha. Depois, as pessoas começaram a usar as “carrancas” para espantar maus espíritos. Depois de muitos anos elas começaram a ser mais valorizadas como objetos de arte, e são feitas agora, e vendidas não como objeto decorativo, mas sim, como obras de arte.




          Já as carrancas de barro não tem a mesma função que é a de proteger os barcos dos maus espirito, já que os navegantes e os ribeirinhos do São Francisco pensam assim. Essa é uma cultura dessa região. Por isso nós vemos, que as “carrancas de barro” diferente da feita de madeira, elas já nasceram das mãos do artesão, como peças artísticas mais valorizadas pelos admiradores da arte popular e, diferentemente da outra, elas não podem ser peças decorativas de embarcações. 



         
         Carrancas é uma tradição nessa região de Petrolina, elas são definidas como figuras de cara feia e disforme, indicativo de mau humor, isso já está lá no Aurélio. Ana das Carrancas é uma dessas artistas mais conhecidas pelas bandas do Velho Chico, porém essa artista também é conhecida internacionalmente. A obra dessa artista é diferenciada das outras. 



       
       A característica plástica que predomina em todas carrancas, corresponde ao fato delas apresentarem fisionomias de cabeça de humanos, figuras de animais e por aí vai depende da imaginação de cada artesão. Os traços marcantes dessas figuras quase mitológicas, são as vastas cabeleiras e os olhos de humanos que elas possuem. Sendo assim, vemos que no alto sertão pernambucano como em quase todas as outras regiões de Pernambuco a cultura e o folclore do homem nordestino está no sangue.













    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG