SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

18 de fev de 2016

PRATO TÍPICO DO LITORAL

                                    Caranguejada | fonte da imagem: brincardecozinhado





                                         
                                                   
                                                           CARANGUEJADA NORDESTINA





      O nordeste como todos já sabem, cada sub regiões dessa região, tem um prato regional, e também existem pratos dentro da região nordeste que são servido em toda a região. Pratos como buchada, sarapatel, chambaril e outros, mesmo sendo comidas que fazem parte do cardápio sertanejo, elas são servidas também no litoral nordestino, na zona da mata, no agreste, no cariri, auto oeste, médio sertão, meio norte e por aí vai. 



    Mas hoje vamos falar do prato típico do litoral nordestino, vamos falar do caranguejo com pirão. Esse prato nas praias nordestinas ou em alguns restaurantes regionais, ele está entre os mais pedidos. O caranguejo sempre é bem apreciado nas mesas do nordestinos. Só precisamos ter a consciência que eles precisam ter o seu tempo de defeso para a procriação, e as pessoas respeitarem o período e o tamanho do caranguejo, para poder pegá-lo nos mangues do litoral. 



     Para quem tem vontade de fazer uma caranguejada com pirão em casa, só precisa de: 20 caranguejos vivos, 2 tomadas, 2 pimentões, 3 cebolas, coentro e cebolinha verde a gosto, 1 garrafa e meia de coco, 3 colheres de extrato de tomate, 1 colher de mostarda e farinha de mandioca. Forma de preparo: Limpe os caranguejos com uma escova, depois você pode tirar os pelos dele com uma vela acessa ou com o auxílio de uma faca. 




        Coloque um copo de água no liquidificador junto com pimentão, o tomate, a cebola e cebolinha, a mostarda e o extrato de tomate, passe tudo junto. Pegue uma panela grande coloque os caranguejos já devidamente limpos em meia panela de água fervente, quando os caranguejos já estiverem pré-cozidos, jogue essa água fora, e coloque eles de volta ao fogo, e acrescente o molho que você preparou antes de colocar os caranguejos dentro da água fervente, acrescente dentro da panela. 




       Deixe ferver por 20 minutos e depois coloque o leite de coco e espere mais 10 minutos.  Em outra panela coloque uma porção do molho do caranguejo com o fogo baixo, vá misturando a farinha com o caldo do caranguejo, e aos poucos, você vai mexendo, quando a farinha começar a mudar de cor e ficar homogenia, é porque já está pronto o pirão. Agora é só degustar e se deliciar com um dos pratos mais servidos da região litorânea nordestina. 




       A caranguejada simplesmente, além de ser um prato típico da região, também é um daqueles manjares nordestino que ninguém consegue esquecer. Para degustar essa delícia, precisa-se de muita paciência, muita manejo para extrair a carne de dentro das patas e do corpo do caranguejo, o resto é só degustar com bastante limão.





LINDA CIDADE

                                            Cidade-de-Nova-Iorque | fonte da imagem: achetudoeregiao




                                             
                                                   
                                        CIDADE DE NOVA IORQUE
                                     



      O nordeste brasileiro é mesmo uma dádiva de Deus. Fomos os primeiros a ser descobertos pelos europeus e de lá para cá vemos que em alguns lugares dentro da região, fomos presenteados por belos nomes de grandes cidades do mundo, uma delas é New York City. Por incrível que pareça, temos uma cidade no estado do Maranhão, nordeste brasileiro, que leva o nome de Nova Iorque. 



     Essa cidadezinha, claro, não é aquela gigantesca metrópole americana, também não é aquela cidade com suas tribos e os seus costumes, a chamada cidade cosmopolita, com vários idiomas, várias nacionalidades e vários gostos e costumes, não, não é assim, mas na verdade a Nova Iorque brasileira também tem o seu charme, tem a sua paz, uma grande arborização, praias de água doce e muito mais.




      Localizada no médio sertão nordestino do Brasil, fica a oeste, estando a uma altitude de 178 metros. Tem uma população acima de 4.000 mil habitantes, e possui uma área de 976,629 KM². Em 1871, a Fazenda Sussuapara já prosperava, isso bem antes da chegada do Americano Eduardo Burnet à região. Em 1886 construiu uma casa de telhas, e começando no ramo de comércio. E ele então fundou uma vila, que logo levava o nome de Vila Nova, e que era desmembrada de Patos Bons. 



        
        Com um crescente progresso na economia da Vila, ele resolveu mudar o nome da Vila, para Nova Iorque, em homenagem a sua terra. Também contribuíram bastante para o crescimento dessa cidade, os brasileiros, Justino Neiva de Souza, Bernardino do Espírito Santo e Silva e João Henrique Ferreira. A história conta que em 1925 a vila foi invadida pela coluna Prestes, tendo os revolucionários saqueado o comércio, queimando arquivos públicos e praticado mais uma série de arbitrariedades, deixando a região oito dias depois. 




         No ano seguinte o rio Parnaíba inundou esse povoado, forçando a mudança da vila para local mais alto, não atingido pelas águas desse rio. A Nova Iorque brasileira, fica localizada a 496 KM da capital São Luís, tem 127 anos de existência. Com a construção da Barragem Boa Esperança, no ano de 1968, a cidade teve que ser construída em outro loca com recurso do Governo Federal, na época, e a cidade antiga foi invadida pelas águas da represa. Já a nova cidade de Nova Iorque foi toda planejada. Procure conhecer a cidade de Nova Iorque brasileira que fica no Maranhão.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...