, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 02/25/16

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    25 de fev de 2016

    MANGUE SECO

    Terra-de-Tieta | fonte da imagem: nationalissuperbia
    Fonte da imagem: nationalissuperbia




    TERRA DE TIETA



          Mangue Seco é uma daquelas maravilhas feita por Deus, que a Bahia nos proporciona. Ela é a última praia baiana que fica no litoral norte, está localizada no Município de Jandaíra, já fazendo fronteira com o lindo estado de Sergipe. Está localizada a 114 km da capital Sergipana, Aracaju, e a 255 Km de Salvador, a capital Baiana.




          Essa praia é um local propício para quem está querendo fugir da agitação dos grandes centros, desfrutando assim de bons momentos de tranquilidade e relaxamento que esse lugar paradisíaco tem. Esse belo lugar foi onde se deu a novela Tieta, de uma emissora de tv brasileira. A história da novela foi retratada em cima de um romance do grande escritor Jorge Amado. Depois da repercussão da novela foi aí que a beleza e a história desse lugar passou a ser reconhecido nacionalmente.




           A praia de mangue seco tem diversas opções de lazer e te proporciona desde a pescarias até um bom surf. A vila de Mangue Seco é muito pequena, o número de moradores é bem reduzido, e este lugar se torna extremamente seguro. O local não possui mercadinho ou mercearia, apenas uma pequena loja, chamada de shopping. Os turistas aproveitam para comprar itens de primeiras necessidade ou para comprar algum objeto de artesanato.




           Esse lugar é tão maravilhoso que foi feito por Deus entre a foz de um rio e que fica entre uma praia de água doce e as ondas do mar. Quem fica na vila precisa caminhar para chegar até o mar, indo pelas dunas ou acompanhando a margem do rio. Existem várias barraquinhas de praia, mas só uma recebe cartão, portanto sempre é bom indo para esse lugar, andar com dinheiro. O coqueiral e pequenos restaurantes proporciona aos visitantes um aspecto de paisagem deslumbrante, paisagem paradisíaca, um verdadeiro cenário de filme.




          O rio real merece um destaque todo especial, pois ele tem uma água salobra que diverte os banhistas com a facilidade de boiar e relaxar. Como o vento é muito forte e muda de direção, ele facilita as imensas dunas a se moverem avançando o lugarejo e querendo cobrir toda essa beleza. Para chegar a esse lugar, o transporte é mesmo de barco.




           Para quem está afim de conhecer esse paraíso aqui na terra é só pegar o carro partindo de Salvador pela avenida Luis Viana Filho, depois logo após pega a estrada do coco BA-099 e, em seguida, linha verde até pontal que fica a 28 Km de distância da divisa entre os dois estados. Em Pontal, pode-se chegar a Mangue Seco através da travessia do Rio Real ou pela praia, utilizando bugres, ou carros de tração 4x4, ou através da costa azul quando a maré estiver baixa. Tente conhecer essa maravilha de lugar, pois vale muito apena.











    DANÇA DE SÃO GONÇALO

    Fonte da imagem: tupancultural




    FESTA DAS REGATEIRAS




          
          A riqueza do folclore nordestino é incalculável em todos os aspectos, cultural, histórico e social. A influência que o nosso folclore recebeu de várias etnias só enriqueceu a nossa história, porém adaptamos e conseguimos fazer o nosso próprio folclore com a nossa identidade. A Dança de São Gonçalo é mais uma que tem a origem portuguesa e pode ser encontrada em diversos estados do Brasil, cada um com características próprias.



        Apresentada inicialmente nos templos religiosos católicos, com o intuito de catequizar os pecadores, foi considerada uma dança mundana, sendo proibida pelas autoridades, então ela passou a ser cantada e dançada nas zonas rurais, onde ainda hoje é aceita e praticada. 



       
          Tem como personagens o Mestre, tocador de viola, o contra mestre, tocador meia cuia ou meia cabaça, dois guias que são sempre os segundos de cada cordão e ainda os demais brincantes, todos vestidos de branco, com quepe e turbante.



         
         A roda de São Gonçalo é iniciada com todos os brincantes parados diante do altar, cantando louvações ao santo e em seguida começa o ritual, com um deles segurando a imagem de São Gonçalo. No fim, os que estão pagando promessa vão para o centro da roda e os dançadores continuam a dançar, sempre batendo forte com um dos pés. A data desse festejo é no dia 10 de janeiro, data de sua morte que foi em 1259. 



            Ela é realizada em Portugal desde o século Xlll, chegou ao Brasil no início do século XVlll, com os fiéis do Santo de Amarante. Em Portugal precisamente na cidade do Porto, o ato de se dançar em comemoração à São Gonçalo era chamado de Festa das Regateiras.




          Aqui no Brasil a dança de São Gonçalo é formada por dançarinos que se organizam em duas fileiras, uma de homens outra de mulheres, voltadas para o altar. Cada fileira é encabeçada por dois violeiros, mestre e contramestre, que dirigem todo o rito. No estado de Alagoas, a dança oriunda do estado da Bahia, encontra-se na cidade de Água Branca. 



           Hoje no Brasil não há dia determinado para o festejo do santo como outrora, somente oferecem-lhe uma dança e reza, cerimonia que ocorre sempre que alguém lhe tenha feito promessa e alcançado uma graça. Uma linda dança que faz parte da cultura nordestina e brasileira.



    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG