, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 03/08/16 03/08/16 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

8 de mar de 2016

O CARETA

O-CARETA | Fonte da Imagem: Revistamotoclube
                                                              


                                                           
                                                       

                                                               
                                      PICO DO PAPAGAIO




      Como todo mundo sabe, o estado de Pernambuco tem uma grande identidade com várias vertentes da mais pura cultura nordestina, que é a cultura popular. Vemos que esse estado, e um celeiro de cultura e arte de todo nordeste brasileiro. Sabemos que todos os outros estados nordestinos, tem a sua própria cultura e que todos compartilha da mesma cultura, mas sabemos que Pernambuco respira arte quase como um combustível para perpetuar a sua fama de capital da cultura nordestina. Vamos falar hoje de um lugar bem conhecido dentro e fora desse estado que é o Pico do papagaio, e que tem tudo haver sobre cultura. Ele é considerado o ponto mais alto do estado de Pernambuco. 




       Com seus 1.200 metros de altitude, existe um mirante no Pico do Papagaio, que tem como marca registrada, uma escultura de um “careta”, personagem do folclore pernambucano, e que está nesse lugar. O careta, está no alto do Pico, e com uma posição imponente, ele está com chicote ou relho em punho, ladeia a vista deslumbrante do planalto da Borborema em uma paisagem a se perder de vista, em uma imensidão do horizonte. 





     Como eu já frisei, em alguns pôster do site, o sertão do nordeste brasileiro tem muitos pontos turísticos naturais, feitos por Deus, principalmente dentro do bioma, a caatinga. Essa região é inigualável em todos os aspectos para o turismos, clima ótimo, vegetação formidável, terreno maravilhoso e todas essas condições que existe aqui para o turismo, são excepcionais, para o turismos ecológico, isso nem se fala. Pois bem, quando a natureza não ajuda, o homem vai por lá e inventa algo para se tornar turístico alguns locais dentro do bioma, a caatinga do sertão. 





      Tais como o maior teatro a céu aberto em Nova Jerusalém situado em Fazenda Nova, município de Madre de Deus em PE e o idealizador foi o gaúcho Plínio Pacheco, esculturas como na Pedra do Reino, que fica na Serra do Catolé em São José do Belmonte, PE, já na Paraíba, criaram a festa do Bode Rei, e por aí vai. Sabemos que o nordestino em todos os aspectos é criativo. Ele para criar uma data festiva e coloca-la no calendário da cidade, é com ele mesmo, isso é bom porque movimenta a cidade culturalmente e é um meio de gerar emprego e renda para essa cidade, isso seja no emprego direto ou indireto. 





       Então como vemos, na cidade de Triunfo em PE, notamos que a cultura gira em torno dessas pessoas que ali moram. E assim acontece em todo o Nordeste Brasileiro, pois o nordestino é antes de mais nada, um forte, um ser iluminado por Deus, que faz dessas pessoas, pessoas com alta estima e com bastante criatividade, isso tanto faz ser na música, nas artes cênicas, na literatura, na pintura ou em qualquer outro suporte. O pico do papagaio fica situado a pelo menos 9 KM do centro urbano, e o acesso é por estrada carroçável e que é muito deficitária em termos de estrutura. Para se chegar a esse ponto turístico, só com carro tração 4x4. 






       Existe carros que são alugados para se chegar ao ponto mais alto de Pernambuco, é só contatar agência de turismo. A cidade de Triunfo tem vários pontos turísticos, tais como: Cachoeira do Pinga, Furna dos Holandeses, Casa Grande das Almas, Engenho São Pedro e outros lugares. Essa cidade pernambucana fica distante da capital, Recife, 440 KM. Para chegar a cidade de Triunfo e visitar o Pico do Papagaio, saindo do Recife é só pegar a BR 226 no sentido da cidade de Triunfo.  A vista do Pico do Papagaio é deslumbrante, procure um guia turístico para que a sua viagem seja em paz e com tranquilidade, para que você possa conhecer o local e admira-lo.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...