, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 03/17/16 03/17/16 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

17 de mar de 2016

TRAVESSIA DO TURISMO

BARRA DO RIO







BARRA DO RIO





    O Rio Grande do Norte é um estado que tem muitas belezas naturais, desde o sertão e o agreste, indo pelo oeste potiguar, passando pelo mato grande e outras sub-regiões desse estado. Vemos também, que na proporção que vai passando o tempo, a tendência é o melhoramento da infraestrutura dessas belezas naturais, para que essas regiões eles possam receber melhor os turistas. 




     Como eu já falei aqui, o nordeste é uma região privilegiada por Deus em todos os sentidos, então vemos que na área turística essa região, com seus estados, é muito privilegiada, pois as condições climáticas são ótimas, a natureza ajuda e os investimentos nessa área são grandes. O nosso litoral é um dos mais lindos do Brasil. Com águas cristalinas e mornas ele é propício para os banhistas se deliciarem em qualquer época da estação, pois são 365 dias de sol que fazem a alegria tanto dos nativos como dos turistas que querem conhecer o litoral nordestino. 





      Hoje, vamos falar de uma linda praia do litoral norte potiguar: Barra do Rio. É uma dessas praias que a especulação imobiliária ainda não tomou conta e por isso se torna uma praia calma com um lindo cenário para quem quer passar um dia calmo e tranquilo só escutando as ondas do mar e o seu belo visual de cenário de cinema. 





      A praia de Barra do Rio fica localizada ao norte de Natal e pertence ao município de Extremoz, na foz do Rio Ceará-Mirim. Essa praia costuma receber um grande número de turistas durante a alta estação.





     Possui uma boa faixa de areia clara, tem um mar azul, com águas transparentes. É uma praia relativamente calma pois possui uns arrecifes logo a sua frente, isso faz com que suas águas se tornem mais calmas. Tem uma infraestrutura moderada, e você tem uma opção de levar alimentos e bebidas. O passeio de buggy é a principal atividade nessa praia, além de caminhada. Para quem deseja descansar, ela é considerada uma boa pedida. 




     
     A travessia de carros nas balsas na praia de Barra do Rio, na foz do Rio Ceará-Mirim, é uma das boas coisas que a gente ver nessa região, elas transportam 1 ou 2 carros por vez, elas são guiadas por uma pessoa que vai empurrando a balsa com uma vara longa, que ele enterra no fundo do rio, e a impulsiona levando o carro de uma extremidade a outra. São apenas 35 KM que separam Natal a capital do Rio Grande do Norte, a essa praia. 





     As dunas da região junto com o mar de águas cristalinas formam uma bela paisagem. Como chegar a essa praia: atravessar a ponte Newton Navarro sentido Redinha, tomar a RN 304 direita Genipabu, noo cruzamento antes de Genipabu continua em frente. Vindo a cidade do Natal, procure conhecer Barra do Rio que tem um cenário paradisíaco.





     

CONSTRUÇÃO MEDIEVAL

DI BIVAR | Fonte da imagem: estradasecaminhos




DI BIVAR






      O Estado nordestino do Rio Grande do Norte, é um dos estados brasileiros que tem mais castelos. Eles são construídos por pessoas simples, moradores dessa região. De uma forma ou de outra, mostra a capacidade do homem nordestino nesse tipo de construção. Alguns desses castelos, foram construídos por algum tipo de sonho de algumas dessas pessoas. E eles conseguiram fazer belas construções arquitetônicas, nos estilos medievais. 




       O castelo Di Bivar, é uma dessas maravilhas arquitetônicas. Ele foi erguido no ano de 1984 e só ficou pronto 4 anos depois. O proprietário desse castelo, José Ronilson Dantas, foi influenciado a construir o castelo, depois de assistir um filme que se chama El Cid. Esse estilo de construção medieval, talvez foi o que tenha influenciado ele a construir o castelo. Depois dessa construção em estilo medieval, o castelo tornou-se conhecido em toda região e passou a ser um dos pontos turísticos mais visitados do Seridó potiguar. 





      As dependências desse castelo, já foram cenário do filme “O homem que desafiou o diabo”, isso em 2007. Como outros castelos do Rio Grande do Norte, o Di Bivar está dentro de uma propriedade particular e, no caso de visitação, é preciso reservar antecipadamente a visita. A reprodução desse castelo renascentista francês, deu muito enriquecimento a essa parte do sertão nordestino, tanto no âmbito cultural, como no âmbito de lazer, e que acrescentou para a cidade mais um ponto turístico. 





      A construção no estilo medieval, está localizado em uma colina às margens da rodovia estadual a RN – 288. Essa atração turística da cidade de Carnaúba dos Dantas que fica a 219 KM da capital do estado, Natal, é um colírio para os olhos de quem passa por essa região, e se depara com tanta beleza encravada no sertão do nordeste brasileiro. Costumamos dizer que não é preciso viajar para a Europa para vermos belos castelos dentro do nordeste do Brasil e por quase todos os estados brasileiros. 





      Aqui posso citar alguns: Castelo do Batel em Curitiba, Palacete da ilha fiscal no Rio de Janeiro, Castelo da Fio Cruz no Rio de Janeiro, Castello Belvedere Treze de Maio no estado de Santa Catarina, Castelo de Pedras Altas em Pedras Altas, Castelo São João no Recife e tantos outros. Na verdade, alguns desses castelos que tem a arquitetura medievais, eles ficam encravados ou no sertão nordestino ou dentro de outras zonas da região nordeste. 





       É importante também salientar, que os construtores desses castelos sem reis nem rainhas, feitos no nordeste brasileiro, eles tiveram a preocupação de construí-los em cenários que nos remete a cenários europeus onde alguns castelos medievais estão encravados dentro da Europa. Na verdade, esses homens destemidos e com um propósito só, de construir um sonho, eles são os verdadeiros heróis, pois na maioria das vezes sem recurso próprio ou quase nenhum dinheiro, eles foram a luta e conquistaram realizar os seus sonhos. 





      O turismo ecológico agradece muito a essas pessoas que contribuíram de alguma forma para fazer essa belas construções dentro de um bioma que só existe dentro do sertão nordestino. Vindo ao Rio Grande do Norte, procure conhecer Carnaúba dos Dantas. Você vai encontrar vários sítios arqueológicos e vai se surpreender com o Castelo Di Bivar.


         







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...