. ARTE E CULTURA POPULARA ARTE DE NEWTON AVELINO: 03/24/16

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    24 de mar de 2016

    SEM CRISE








    HOTELARIA DO NORDESTE EM ALTA




          O nordeste brasileiro alguns amam e outros nem tanto, mas os que falam mal do nordeste brasileiro por incrível que pareça terminam vindo conhecer essa terra maravilhosa e abençoada por Deus e terminam se apaixonando por toda essa beleza. Não é de agora que que falo que uma das melhores saídas para a crise está no setor hoteleiro. Eu não estou falando nada demais, estou apenas dizendo o que todos já sabem. 





           Porém é preciso investir mais no turismo brasileiro como um todo, e em especial no turismo da região do nordeste do Brasil. Aqui tem belos hotéis de tudo que é estrela que você possa imaginar, tem um ótimo cardápio, de nível internacional, tem uma boa logística, com aeroportos internacionais e tem a simpatia do povo nordestino.






          De Pipa a Tibau do Norte no estado do Rio Grande do Norte, hotéis e pousadas com 80% dos seus leitos ocupados. Já me falaram uma certa vez que estamos em uma crise, não só no Brasil, mas mundial. Posso te falar com toda franqueza, se existe essa tal crise, parece que passou muito longe do setor hoteleiro do Nordeste Brasileiro. 





       Então vemos um cenário que desafia todos os prognósticos, dos mais pessimistas possíveis, do sistema financeiro. Nesse feriado prolongando da Semana Santa e o Dia de Tiradentes, juntando com realizações de vários eventos do interior do estado, foi o somatório dos bons resultados para a hotelaria potiguar. Vemos também que no caso de Pipa no Rio Grande do Norte, a ocupação hoteleira chegou aos 100%.






         O segredo desse hotéis e pousadas do nordeste brasileiro é vender os pacotes com preços convidativos dias e até meses antes das datas comemorativas, isso faz com que tanto os nativos quanto os turistas de outras cidades do Brasil e até do exterior, venham conhecer as terras e as praias maravilhosas do nordeste. Sabemos que o outro atrativo são as comidas típicas da região, com seus sabores picantes e seus aromas, isso faz com que os turistas se deliciem com a comida regional. 





         Um outro fator que é bem convincente são as belas praias que o nordeste brasileiro tem. Elas tem cenário de cinema, com lindos coqueirais e belas dunas, com passeios de buggy e passeios de barco, com animação nas festas noturnas das cidades nordestinas e com a alegria muitas vezes caribenha que o povo nordestino tem.






          Além dos hotéis da orla nordestina, ainda pode-se encontrar hotéis fazendas, esses mais para relaxar no campo e que te convida para fazer várias práticas de turismo ecológico. Pois bem, antes de encerrarmos, podemos dizer que esses hotéis são classificados por estrelas, e é quase praxe, eles divulgarem em suas propaganda, a classificação do hotel, a cozinha se é internacional ou não, enfim, mostram tudo que podem oferecer, e por quanto sai o pacote de viagens. Sendo assim, vejo que se existe crise, passou e passou muito longe da rede hoteleira do Nordeste brasileiro. Antes de sair para conhece outro pais, venha e conheça o nordeste, você pode se surpreender.











    MATANDO A FOME DOS BRASILEIROS








    TABULEIROS DE RUSSAS






          Quando eu costumo dizer que tendo água no nordeste de tudo que se plantar, dá, isso não é um mérito meu, pois essa frase além de não ser minha, ela é bem mais velha do que todos nós. Pois, até um leigo nos assuntos de agricultura sabe que isso é perfeitamente normal. Não só no nordeste mais em qualquer parte do mundo. Acontece que são poucos os que fazem alguma coisa pelo sertão nordestino e outras áreas. Acho eu, que essa região ficou à mercê de águas de pequenos e médios açudes, já há bastante tempo. 





          Digo isso porque além dos carros pipas terem que tirar água dos açudes para socorrer outras populações nordestinas ainda tem o sol e a temperatura que evapora toda a água dos reservatórios nordestinos. Aqui tem terra rica e fértil que pode-se plantar em áreas com rotação de culturas, isso enriquece a terra. 





         Também vemos que um projeto gigantesco como esse, gera emprego, renda e ainda agrega as pessoas no econômico, cultural e social. Pois bem, vamos falar um pouco do projeto de irrigação Tabuleiro de Russas, que fica no estado do Ceará.






            Ele abrange terras dos municípios de Morada Nova, Russas e Limoeiro do Norte. Nesse projeto, são usados sistema de irrigação por microaspersão e gotejamento e ainda conta com água dos açudes Banabuiú e o Castanhão. Esse projeto gera receita acima de mais de R$ 80.000.000, com venda de produtos animal e vegetal. 





         Podemos dizer que ele é gerenciado pelo Distrito de irrigação (Distar), tem uma área cultivada em torno de mais ou menos 5.758,88 hectares, esse projeto é o maior do estado do Ceará. O projeto é cultivado por cinco produtores rurais, e entre alguns cultivos desse projeto, foi introduzido o plantio de uvas. Isso prova que no sertão ou em outra parte do nordeste brasileiro, tendo água, o que se planta dá, pois no sertão pernambucano, em plena Petrolina isso não é novidade nenhuma pois lá o projeto tem uma diversidade de frutas tais como: plantação de coco, uva, manga e outros.






          Em um primeira etapa, o DNOCS implantou 10.765,72 hectares de áreas irrigadas, isso no perímetro Tabuleiro de Russas, que é o maior do Ceará, que fica nas cidades de Morada Nova, Limoeiro do Norte e Russas. Já na segunda etapa do projeto as obras de infraestruturas foram concluídas, elas tem mais de 3.157 hectares de área irrigada na cidade de Russas a ser licitada para produtores. 





          Essa obra é financiada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Vemos então, que isso é um marco na economia do nordeste. O que acontece hoje, é que a oportunidade de crescimento e renda para o homem do campo, ficou mais fácil com o auxílio de créditos e insumos mais fáceis, e isso é uma grandiosidade para quem está no campo atrás de plantar. Tendo água e incentivo por parte do governo federal, o nordeste cresce no campo e na cidade, pois a produção vai crescer junto. A inclusão social também vem atrelada a tudo isso.








    CICLO JUNINO



    BANDA DE PÍFANOS | Fonte da Imagem: armorialbrasileiro






    BANDA DE PÍFANOS




        O ciclo junino é uma data bem forte na região nordeste e em todo Brasil a época junina é comemorada, mas a região brasileira que tem a maior concentração de turistas para ver essa festa ainda é o Nordeste Brasileiro. Nessa época, o nordeste gera milhares e milhares de empregos diretos e indiretos, aquecendo assim a economia dessa região maravilhosa e abençoada por Deus.





          Costuma-se dizer que o nordestino é um fervoroso devoto dos três santos da igreja católica, Santo Antônio, São João e São Pedro. Então, seja por isso que essa festa é muito comemorada nessa região, fazendo assim uma das datas mais comemorativas do calendário de festas brasileiras. Sabemos também que o carnaval e as festas Juninas são talvez as mais festejadas pelos nordestinos. 





          Então vemos que nessa época de festejos juninos no Brasil e especialmente no nordeste brasileiro, as pessoas já começam um mês antes da data oficial, a prepararem e organizarem os festejos, pois a nossa cultura fica renovando, reinventando algumas dessas festas, o pior que não temos muito a preocupação de preservarmos o “tradicional”, como a globalização e a modernidade está  entranhadas nas nossas vidas, na maioria das vezes partimos para o “moderno” nos esquecendo de preservamos o “tradicional”.






           Pois bem, precisamos renovar tudo e mais um pouco dentro dos nossos conceitos e nos nossos sonhos de realizarmos algo novo, como uma obra nova, uma ideia nova, ou um conceito novo, uma visão de vida que nos mostre algo diferente, mas sem nos esquecermos do “tradicional” de onde tudo começou. Isso pode ser nas artes em qualquer suporte, ou pode ser nas suas convicções, o importante é sermos flexíveis olhando o passado como começamos mais sem deixar de olhar no futuro sem esquecer o passado.






         Mas enfim, a cultura tem dessas coisas. Nossos conceitos podem mudar, mas sem esquecermos como fomos criados. Na verdade é que não podemos também ficarmos na mesmice, e pela natureza humana o mais importante é você dá asas a sua imaginação, preservando e renovando, pois o tradicional pode caminhar junto com o “moderno”. 





            Então voltando ao assunto, as festas juninas são marcante no nordeste brasileiro como o carnaval e tantas outras festas do calendário brasileiro. Assim vemos que toda nossa influência na arte cultural veio do continente europeu, mas soubemos adaptar o nosso folclore aos nossos costumes, e foi daí que tudo passou exatamente a se tornar genuinamente brasileiro. Algumas das coisas que não conseguiram mudar ainda dentro de algumas comemorações foram os tocadores de pífano, mas já conseguimos fazer o “forró metalizado” ou o “forró universitário”, sendo que o tradicional é o “forró pé de serra” mas essas outras vertentes também é uma boa, pois divulgar o nosso autêntico “forró”. 





           Já nas quadrilhas juninas, elas conseguiram se estilizar e as quadrilhas “tradicionais” quase não vemos. Eh, mudou um pouco ou muito pois as festas deixaram de ser uma festa tradicional e se tornaram festas comerciais, um meio de negócio mesmo, uma fábrica de gerar emprego e renda, e isso faz parte da modernidade, não tem para onde correr, esse é o mundo moderno de hoje, onde vivemos. 





             As bandas de Pífanos elas são oriundas do sertão nordestino, elas vem da terra pernambucana da cidade de Caruaru, saíram da roça mesmo, a onde nasce a cultura popular brasileira, como também saiu as quadrilhas juninas, ou seja, do caipira, do homem do campo. Então vemos que os tocadores de pífano ou banda de pífano não mudaram muito. O pífano é um instrumento de sopro, uma flauta transversal, aguda, que tem um timbre mais intenso e estridente, pois isso acontece porque ela tem um diâmetro menor.






         O pife brasileiro, também conhecido como pífano, é uma adaptação nativa, com influência indígena. Então vemos que temos influência indígena e europeia no que se refere a esse instrumento. As bandas de pífanos começaram a se destacar no nordeste brasileiro já pelo ano de 1924 e de lá para cá é uma marca registrada nas festas juninas do brasil. Consta na história, que esses instrumentos já serviram embalar as festas do legendário cangaceiro “Lampião”. A banda de pífano é uma marca registrada na cultura popular do nordeste brasileiro.

    .











    JIPE DOS SERTÕES



                                   



                                                   

                                                           

                                    

                                     HISTÓRIA DE SUCESSO   






          Quando eu falo que o nordeste brasileiro é uma potência comercial, eu não estou falando nenhuma bobagem, apenas estou repetindo o que muita gente já sabe, porém ainda tem alguns que pensam que o nordeste do Brasil ainda é estigmatizado como uma terra de pobres e de fome, triste engano. O nordeste brasileiro de 12 anos para cá cresceu mais que algumas outras regiões brasileira. Isso porque teve incentivo tanto do governo federal, como incentivo da iniciativa privada em grandes projetos. 





             O nordeste hoje, é uma das melhores regiões do Brasil, para investimentos, para se visitar e para conhecer a fundo o que é essa região. Não precisa ser um conhecedor para ver o quanto isso aqui está crescendo. Alguns estados mais do que outros, mas em média, essa região cresce bem. Que as áreas em desenvolvimento são as mais convidativas para se investir em alguma coisa por aqui. O bolo da cereja é aqui, só precisa conhecer para tirar suas dúvidas. 





           Aqui tem um clima maravilhoso, tem uma terra ótima, e uma logística espetacular. Vou falar aqui de uma das fábricas de automóveis que começou pequena em 1995 na cidade de Horizonte, no estado do Ceará, e foi comprada pela gigante americana, à Ford do Brasil. A fábrica da troller foi ampliada e a sua capacidade produtiva também. Ninguém entendeu muito quando essa gigante do setor automotivo, comprou a troller. Uma fábrica artesanal mais que sempre foi sucesso diga-se de passagem, dentro do nordeste e fora dele. Até hoje os jipes troller fazem sucesso.  





           Eu acho que a ford percebeu isso, e investiu na marca, pois eles já tinham percebido que era uma marca de sucesso, com um ótimo produto. Pois bem, deve ter tido outro motivo bem mais atraente, que foi uma generosa parcela de incentivos fiscais do antigo Regime Automotivo do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, criado nos anos 1990. Logo que a Ford adquiriu a Troller, a Ford passou a ganhar isenção total de IPI de tudo que fosse produzido na região, isso por um determinado tempo, é claro, mais por outro lado a fábrica teve que investir e gerar empregos naquela região. 





           A ford remodelou a fábrica da Troller na cidade de Horizonte no estado do Ceará, e que produz o único produto que é o fora de estrada T4. Ela aplicou um investimento de R$ 215 milhões, nessa fábrica de horizonte, o equivalente ao investimento de três meses de isenção de IPI nos produtos feitos também Camaçari que fica no estado da Bahia. Esses recursos vêm do mesmo pacote de R$ 2,8 bilhões que a empresa Ford investiu em suas operações no Nordeste brasileiro. 







    Vemos que essa região tem potencial para investimentos, e tem mão de obra que pode muito bem ser qualificada, gerando assim emprego e renda para uma parte da população desses municípios a onde estão sendo feitos esses investimentos. Para quem tem visão comercial, sabe que, o nordeste do Brasil só precisa de incentivos para gerar empregos.



    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG