, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 03/26/16

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    26 de mar de 2016

    ALEGRIA DE SERTANEJO

    SEMEANDO AS TERRAS DO NORDESTE | Fonte da imagem: cantuemfoco


                                                                          



                               


                                                   SEMEANDO AS TERRAS DO NORDESTE




          O sertão nordestino tem um dos biomas mais lindos de se ver, e ao mesmo tempo, ele é único, só existe no sertão brasileiro. A caatinga é uma formação vegetal que encontramos no semiárido nordestino, e que tem como principal dificuldade, as ondulações do terreno arenoso junto com a sua fauna e flora. 





         Para quem deseja se aventurar em algum tipo de prática de turismo ecológico ou até mesmo fazer pesquisas, o bom é adentrar de mato adentro junto com alguém que conheça imensamente a região, pois esse bioma se torna muito traiçoeiro no que se refere as trilhas e estradas, pois a região além de ser muito seca a temperatura é impiedosa.






          A área da caatinga é de pelo menos 850.000 KM², tem cerca de 10% do território nacional, e está presente nos estados da: Bahia, Paraíba, Piauí, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e uma parte de Minas Gerais. A fauna é muito rica, existem centenas de espécies e entre algumas estão o: Gambá, cutia, preá, arara azul, sagui-de-tufos-brancos-sapo-cururu, pica-pau da caatinga e outros. Esse bioma é um dos mais fragilizados do Brasil, pois o mau uso da terra leva ao terreno arenoso ficar desertificado. A caatinga tem diversos tipos de vegetação adaptada ao tipo de solo e a disponibilidade de água.






         O grande latifundiário é uma das preocupações para que essa região venha se recuperar, pois quando ele vem, traz junto o desmatamento para formar pastagens e implantar industrias, e aí vem junto a exploração irregular de recursos hídricos, combustíveis fosseis e outras coisas, sendo assim, essa região se torna muito vulnerável. 





          Cerca de 20 milhões de brasileiros vivem nos 800.000 KM² da caatinga, eles nem sempre podem contar com chuvas regulares.  Quando nessa região não chove, o homem do sertão e sua família sofrem muito e as vezes alguns deles, saem para não outras regiões a procura de sobreviver. Esse bioma já foi alterado pelo o homem em 80% da sua cobertura original, ele atualmente só tem 1% de sua área protegida em 36 unidades de conservação, que permitem a exploração de recursos naturais.






          Pelos estudos mais aprofundados vemos que as tentativas de impulsionar o desenvolvimento nas regiões do bioma são vistas desde a época imperial. Com pouco volume pluviométrico nas regiões, isso faz com que o solo da caatinga torne-se fraco e impróprio para o plantio. Geralmente algumas família da região são sustentadas pelo comércio. 





        O mais incrível disso tudo, é que apesar das grandes estiagens na região da caatinga, a gente ver a transformação do bioma quando a chuva chega, tudo passa do cinza e se torna verde em poucos dias, a floresta branca da caatinga se transforma e passa a ser verde, isso é o show que a natureza dá para nós. O sertão nordestino é lindo mesmo, tem seus mistérios, suas transformações e suas riquezas. 





         Quem mora nessa região, sente-se feliz ao ver o tempo nublado e com bastante chuvas, só assim, é que a gente ver o sertanejo alegre e com disposição para plantar na sua terra, terra abençoada que Deus lhe deu. Chuva no sertão, é ouro que Deus dá para o homem. Sertão nordestino com chuva ou sem chuva, é coisa linda para todos nós vermos.





    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG