, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 03/28/16

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    28 de mar de 2016

    VINÍFERO

                                       
                                                             Fonte da imagem: quersaberpolitica





                                                           

                                                            

                                       COLHEITA DA UVA







           Falar das riquezas do nordeste brasileiro é fácil, pois vemos o quanto essa região produz e exporta os seus produtos. O nordeste para alguns, ainda tem aquele estigma social de que isso aqui é só fome e seca, e que a pobreza predomina. Felizmente isso hoje, é um equívoco. Não posso dizer que no nordeste do Brasil não tenha pobreza, claro que tem, mas não como antes, sei também que em todo quanto existe pobreza e miséria, mesmo nas maiores nações desse nosso mundo. 





             O importante é que o nordeste nesses últimos 12 anos, cresceu mais do que nos últimos 500 anos do descobrimento do Brasil, e isso trouxe mais dignidade para as pessoas mais simples e humildes dessa região. Vemos também que em algumas cidades a onde esse índice melhorou, foi porque teve algum tipo de investimento e de incentivo, começaram então, aparecer empresas em algumas dessas regiões atraídas por esses incentivos. Bom, vamos falar das riquezas do sertão nordestino aonde contribui e muito para a economia tanto do nordeste quanto do Brasil. Hoje a onde muitos acham impossível nascer algum tipo de vegetação, estão algumas das maiores e melhores vinícolas do sertão de Pernambuco. 






         Elas são as melhores e mais avançadas vitivinícolas do Brasil, estão justamente em uma das regiões mais secas do Brasil. É do vale do São Francisco, em Pernambuco que saem os melhores vinho, espumantes e sucos de uva do país e do mundo, graças a vários projetos e empresas que lá foram instaladas, graças a Deus isso foi possível nessa região. Essa área chega a produzir quase três safras por ano, sendo a segunda na produção de vinhos finos no Brasil, a partir de uvas vítis viníferas, também conhecidas como europeias. 





           Essa é a única região do mundo que produz vinho o ano todo. A safra anual brasileira desse tipo de vinho, fica em mais ou menos 40 milhões de litros, desses 40 milhões, 7 milhões são da região. Isso equivale a 15% da produção nacional. Não é só na cidade de Petrolina e nem na cidade de Juazeiro que as pessoas podem apreciar um bom vinho fabricado no sertão com uvas sendo irrigadas pelas águas do Velho Chico. No município de Lagoa Grande, em Pernambuco, aonde as principais atividades econômicas e fontes de renda são os cultivos de uvas, e também a produção de vinho, lá eles também tem o privilégio de apreciar o mesmo vinho. 






           O vale do São Francisco, é responsável por 99% de uva de mesa exportada para o resto do Brasil. As vinícolas do vale, são responsáveis por empregar mais ou menos 30 mil pessoas, isso na vinícola pernambucana/baiana. Interessante nisso tudo, é que uma coisa puxa a outra, o turismo do vinho tem cada vez mais tomando corpo nos locais a onde esses projetos se instalam. A começa pelo um agradável passeio pelo rio São Francisco, passando pela barragem de Sobradinho na Bahia, até chegar nas terras irrigadas das vinhas que fazem os vinhos conhecidos internacionalmente. 






          O vale do São Francisco também se transformou em um polo de desenvolvimento tecnológico da fruticultura irrigada, com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), por meio de sua unidade descentralizada, a Embrapa Uva e Vinho, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Como vemos, é de suma importância a participação do governo federal nos pequenos, médios e grandes projetos do Brasil. 






        Vemos que essa região do nordeste, é só uma de milhares de outras que já estão no cenário nacional e internacional e outras que poderão aparecer com a transposição do rio São Francisco, cortando o sertão nordestino e levando água, esse líquido tão precioso para os sertanejos plantarem e mostrarem a força que tem o sertão nordestino, tanto na agricultura e em outras vertentes econômicas da região. Para quem acha que o nordeste ainda tem aquele estigma social e econômico do século passado, é melhor procurar ler mais sobre a história contemporânea do nordeste brasileiro. Procure conhecer mais o nordeste brasileiro e procure ler mais sobre essa região do Brasil, pois com essa crise mundial ela ainda produz muita coisa, tanto para o mercado interno quanto pra o mercado externo.





    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG