, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 04/03/16 04/03/16 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

3 de abr de 2016

ALGODÃO DOCE

ALGODÃO DOCE | fonte da imagem: viventes-em-campina-grande






VENDEDOR AMBULANTE






      É uma tradição no nordeste brasileiro a função de vendedor ambulante, por onde você anda seja nos dias normais de trabalho ou nos dias de lazer, sempre ele está lá para te servir e poder te vender aquilo que você estava procurando. Esse comércio informal não tem hora para fechar, ele sempre está ativo nas ruas da cidade nordestinas, nas feiras livres e também nas praias. 





       Do sertão ao litoral você sempre vai se deparar com um vendedor ambulante mostrando e vendendo as suas mercadorias, isso era muito tradicional no sertão do nordeste brasileiro, e agora ele se espalhou por toda região. 





     No nordeste tem: de vendedor de roupa a vendedor de rede, de vendedor de óculos a vendedor de sorvete artesanal, de vendedor de coco a vendedor de relógios e por aí vai. Mas hoje eu quero falar de um tipo de vendedor ambulante que é muito comum nas feiras livres do sertão, no agreste ou mesmo no litoral. 





     Esse tipo de vendedor é quem faz a alegria das crianças, e dos adultos também, pois sempre dentro de um adulto existe uma criança. Bem, esse vendedor é o vendedor de algodão doce. Você pode perceber que ele costuma pegar os pais das crianças através da própria criança, pois ele faz seu marketing diante de uma criança e aí já viu, vende o produto na hora. 





     Pois ele sabe que criança gosta muito de doce e vendo um manja daqueles na sua frente, já viu o que pode acontece. E o melhor disso tudo é que é muito barato cada saquinho de algodão doce. Outra coisa legal é que, quando se começa a degusta-lo ele some dentro da nossa boca, e a tendência é a gente querer mais. Antigamente os ambulantes preparavam ele na hora pois eles vendiam em carrocinhas, e a máquina era muito antiga e artesanal. Hoje eles vendem o algodão doce dentro de saquinhos, isso mostra que a higienização melhorou muito. 





     O ambulante hoje, tem mais opções para projetar o seu comércio nesse ramo, pois existem diversos tipos de máquinas no comércio para esse tipo de fabricação. Se alguém quiser ter uma máquina como essa em casa para preparar esse mesmo algodão doce para degustar com todos da família, o modo é bem simples de preparara-lo. 





    Em primeiro lugar você liga a algodoeira e deixa ela aquecer pelo menos uns 20 minutos, esse tempo pode ter variações de fabricante para fabricante. Então você desliga a algodoeira para colocar uma medida de açúcar cristal colorido ou branco no centro da algodoeira já preaquecida. 





        A quantidade deve ser colocada de acordo com o que vem explicita pelo fabricante, não deixe que caia açúcar fora dela. Ligue novamente e espere um pouco. Quando o açúcar começar a derreter, finos fios de algodão doce vão começar a se transformar. Com um palito de churrasquinho toque nos fios e assim que grudarem gire o palito ao redor de si mesmo e ao mesmo tempo, ao redor da algodoeira. 





     Com a continuação desse movimento ao redor de si mesmo ele vai tomando corpo. Você deve parar os movimento quando achar que o tamanho do algodão doce está no tamanho desejado. Quando o açúcar acabar, desligue a algodoeira e coloque mais açúcar, em seguida religue ela de novo. Esse processo tem que ser feito assim sempre. 





       Então como vemos, os vendedores de algodão doce, usam esse método. Antigamente eles usavam máquinas artesanais bem mais antigas, mas que sempre trouxe o sustento para eles e as suas famílias. Nas feiras livres do sertão nordestino, isso esse costume faz parte da cultural desde o meio do século passado até os dias de hoje.  





     Essa cultura existe entre adultos e crianças, mas claro que a criançada gostam mais. Como vemos, o colorido do algodão doce também se mistura com alguns tipo de brinde que vem junto com ele, e que é mais um tipo de marketing que os vendedores usam para chamar atenção da criançada.











Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...