SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

5 de abr de 2016

CIDADE MAIS LIMPA DO BRASIL

ACARI - RN | Fonte da imagem: portalrafaelfernandes
Fonte da imagem: portalrafaelfernandes







ACARI - RN







      As cidades do sertão nordestino, algumas além de ser lindas, parecem cenário de filmes do século passado. O cenário dessas cidades do interior do nordeste brasileiro, nos remete a cidades de contos de fadas, porque isso, porque são cidadezinhas bem pequenas com uma população bem educada e com um aspecto cultural tradicional. Essa cidade que vamos falar hoje, é a cidade de Acari no Rio Grande do Norte. 





    Ela foi desmembrada da cidade de Caicó no RN em 18 de março de março de 1835, por uma resolução do Conselho do Governo em 11 de Abril do mesmo ano. Passou a cidade em 15 de agosto de 1898. Essa região era habitada pelos índios Cariris. Acari foi fundada na condição de povoado como tantos outros municípios do nordeste brasileiros, pelo sargento-mor Manuel Esteves de Andrade, vindo da serra do Saco. 





     Já no ano de 1937 a capela do novo povoado foi erguida, consagrada a Nossa Senhora da Guia. Então em 11 de abril de 1835 a resolução do conselho criou o município de Acari. Nessa mesma época, ou seja, na época do império, já era obrigação da população a limparem a frente das casas. As pessoas eram obrigadas a manterem limpa a cidade. Isso no Brasil império e no Brasil colônia e até os dias de hoje ou seja, na república, o lema é o mesmo, os habitantes manterem limpas as suas casas e deixarem as ruas bem conservadas. 





      Para quem não conhece a cidade de Acari, ela fica na região do Seridó, na microrregião do Seridó Oriental, na Mesorregião Central Potiguar e no Polo Seridó. A sua população gira em torno de mais ou menos 11.035 mil habitantes, isso no último censo, sendo que 8.841 residentes na área urbana e 2.348 na zona rural. Acari tem uma área territorial de 610,3km². Sua altitude é de 270 acima do nível do mar. 





    A população dessa cidade foi tomando consciência, e se tornando mais e mais orgulhosa pelo o título que a cidade leva, que é a de ser a “cidade mais limpa do Brasil”, esse título foi dado a ela em 1973, e o slongan da época era: “nessa cidade o “sugismundo” não pode morar”, um slongan que foi criado pelo prefeito da época, Sr. José Braz de Albuquerque Galvão Filho. Até a data de hoje, essa cidade vem sendo a cidade mais limpa do Brasil. Acari fica a 215 KM da cidade do Natal a capital do Rio Grande do Norte. 





     O prêmio InovaCidade 2015 faz parte do Smart Business América Congresso & Expo 2015, que premia projetos e iniciativas que contribuam com a melhoria da qualidade de vida das cidades, nas áreas de sustentabilidade, governança energia, mobilidade urbana e inovação tecnológica. 





      Seus atrativos culturais são: o museu histórico/museu do sertão, fica localizado no antigo prédio da cadeia e intendência (casa de Câmara e Cadeia), Igreja Nossa Senhora do Rosário, Matriz Nossa Senhora da Guia (Padroeira de Acari), sobrados, casario urbano, Capela Nossa Senhora de Lourdes, Casas de Fazendas, Sítios arqueológicos e outros. Alguns atrativos naturais de Acari são: O açude Gargalheiras e a Serra do Bico. Para quem gosta de turismo de aventura essa região é propícia, pois você pode escalar a serra do bico da arara, conhecer algumas inscrições rupestres, fazer trilhas e muito mais. 





      Também tem o açude Gargalheiras que quando está cheio é o cartão postal dessa cidade, em épocas de chuvas ele chega a sangrar, fazendo disso um espetáculo que só mesmo a natureza pode proporcionar, formando o chamado véu de noiva. Também tem a pedra do avião, a cachoeira Furna da Onça e tantas outras coisas que a própria natureza pode nos oferecer nessa região maravilhosa chamada de Nordeste. 





        Na sua gastronomia, Acari não foge à regra, ou seja, o cardápio é o mesmo cardápio de qualquer outra cidade do nordeste brasileiro, um manjar de delicia é servido para nós. Sempre é servido a maravilhosa carne do sol, buchada, galinha caipira, picado, linguiça sertaneja, peixe, camarão, bode assado, feijão verde, pirão de peixe e outros. O seu artesanato também é muito tradicional, redes e bordados, esculturas de cerâmica, arte em ferro e muitas outras coisas. Vindo ao Rio Grande do Norte não deixe de conhecer a cidade de Acari.






FERROVIA NORDESTINA

TRANSNORDESTINA | Fonte da imagem: logweb








TRANSNORDESTINA 





      Bom...falar do nordeste brasileiro é sempre bom! Às vezes fico imaginando as pessoas que não acreditam muito no progresso dessa região por puro preconceito e outras por serem sempre negativas. Eu, portanto, não posso analisar aquilo que não acontece nessa região linda e maravilhosa, mas, do que eu vejo, sempre é bom falar. Pois as coisas boas que trazem prosperidade e um grande desenvolvimento para todos nós é claro que eu falo pois isso aqui é um pedacinho do Brasil e que nos últimos dez doze anos cresceu mais do que nos últimos cem.






      Todos já estão cansados de saber que essa região é próspera e tem um potencial exorbitante no que se refere a investimentos, aqui tem clima bom, tem um enorme espaço territorial, tem uma logística ótima, só falta mesmo que seja dado às empresas interessadas a vir instalar-se no nordeste brasileiro, um pouco de incentivo na área fiscal, isso em contraponto gera emprego e renda para as pessoas que estão no local de instalação dessas empresas.






    Vamos falar aqui do progresso da região nordeste do Brasil, vamos falar da ferrovia transnordestina. Essa é uma ferrovia que vai ser um dos marcos mais importantes para a região nordeste, depois da transposição do rio São Francisco que corta a caatinga dentro do nordeste brasileiro. Antes de começar sobre essa ferrovia, eu só queria lembrar aqui, que se o Brasil se interligasse entre o sul e o nordeste com várias ferrovias, tanto com trens de cargas e trens de passageiros, o Brasil tomaria uma grande impulsão no que se refere a economia de mercado. 





      A Transnordestina, é um elo entre o presente e o futuro para a região nordeste, para o Brasil e para as pessoas que diretamente ou indiretamente vão depender dela. Começando no Sul do estado do Piauí em Eliseu Martins e vai até o porto de Suape no Recife, mas também tem uma interligação entre o porto de Pecém em Fortaleza interligando até o Estado de Pernambuco, precisamente na cidade de Salgueiro. A gente percebe o quanto é importante essa ferrovia para todos os nordestinos.
Fiquei maravilhado vendo esse progresso monstruoso cortando o sertão e levando progresso para o nordeste e para o mundo. Isso se chama uma logística providencial que anda nos trilhos. 





      A ferrovia tem mais de 1.700 KM de extensão e poderá transportar até 16 milhões de toneladas anuais, isso só quando ela estiver operando em sua capacidade máxima. Deve ser transportados por ela: gesso, combustível, frutas e minério de ferro. O início desse projeto começou em 2006 para ser entregue em 2010, mas por motivo de atrasos nas obras parece que ficou acertado para ser entregue em 2018, tendo contrato de concessão firmado somente no ano de 2014.






     Como vemos, essa região é uma das mais promissoras para se investir já que há cada ano que passa ela cresce e com ela vem a infraestrutura. Por isso eu digo para todos, eu não posso deixar de elogiar aquilo de bom que eu vejo, claro que eu posso fazer uma crítica construtiva, mas também elogio. O governo federal investiu muitos milhões em uma grande obra que vai trazer benefício para todos. A transnordestina e a transposição do São Francisco, são duas grandes obras que o nordeste recebe de braços abertos.

















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...