, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 04/27/16

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    27 de abr de 2016

    COMÉRCIO AGROPECUÁRIO

    FEIRA DO GADO | Fonte da imagem: portalternurafm








    FEIRA DO GADO






          O nordeste brasileiro é uma das regiões do Brasil que mais conserva suas raízes e a sua cultura popular. No sertão nordestino, o tradicional anda de mãos dadas com o atual. O importante disso tudo é que o nordeste mantém as suas tradições e costumes. 





         A cidade de Caruaru situada no Agreste pernambucano, mais conhecida como “A capital do Forró” e “Capital do Agreste”, tem por si só o costume de manter as suas tradições e os seus costumes. Sabemos também que a feira dessa cidade, cantada em prosas e versos pelo “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga, mantem várias tradições, mas eu vou apenas citar aqui uma delas: a venda de gado confinado dentro de currais.






          Sempre realizada às quartas feiras e aos sábados a feira do gado é um encontro de negócios entre pecuaristas dos municípios, e cidades vizinhas. Também vem muitas pessoas de outros estados, como por exemplo, Maranhão, Piauí e Ceará. Geralmente a feira recebe em média de 1.500 a 2.000 bois por feira. O gado é totalmente vacinado e controlado pela Secretaria de Produção Rural, eles fiscalizam a vacinação desses animais colocados à venda. 





         Essa feira tem já acontece há 200 anos e o local onde está localizada foi ponto de parada para vaqueiros que traziam o gado do sertão indo para o litoral e também de vários tipos de vendedores que naquela época chama-se de “mascate”. A feira começa a ser montada no dia anterior à tarde, depois disso, começa a chegada dos animais, de tudo tem um pouco como jumentos, carroças velhas, caminhões antigos, bicicletas, carros de boi e muitos carros de passeio.






          Em meio a muitos cercados encontramos comerciantes que estão negociando vários tipos de animais: vacas, ovelhas, bodes, burros, galinhas, cavalos bezerros e por aí vai. Muitas barracas coloridas se espalham por pelo menos 2 KM dentro da feira. Localizada no bairro do Aeroporto, essa mudança já aconteceu a mais de 30 anos. 





          A feira de Caruaru tem vários aspectos que fazem com que as pessoas se deslumbrem com tantas coisas difíceis de serem encontradas em outros cantos da cidade. Sabemos que as negociações de produtos caíram muito, pois a falta de chuvas faz com que o agricultor não plante e por isso também não tem produção para vender. 





          Essa feira é uma das mais movimentada no que se refere a parte de pecuária, pois são animais selecionados e com vacinação em dia, que vão para os currais, devidamente preparado para receber esses animais, a fim de serem negociados com outros agropecuaristas tanto da região como de outras regiões, já fazendo parte do contexto cultural da cidade. Vindo a cidade de Caruaru em Pernambuco, não deixe de prestigiar tanto a feira de caruaru, como também a feira do gado, pois você vai notar que no interior do nordeste do Brasil ainda existem culturas tradicionais que ainda são conservadas no contexto histórico. Essa feira é uma dessas joias preciosas da cultura nordestina.











    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG