, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 05/02/16 05/02/16 - A ARTE DE NEWTON AVELINO

SEGUIDORES

Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

2 de mai de 2016

CRIAÇÃO DE ANIMAIS

CAPRINOCULTURA NO SERTÃO | Fonte da imagem: blogahoradobode








CAPRINOCULTURA NO SERTÃO







      A criação de caprinos no sertão nordestino a cada ano vem subindo mais, pois é um animal que se adaptou muito bem ao clima ao relevo e vegetação da região nordestina. O problema é que se não houver um controle minucioso a vegetação da caatinga pode até sumir. Pois, pelos registros, já existe uma diminuição muito significativa, com a falta de chuvas e a seca assolando o semiárido, isso facilita ainda mais para que a erosão tome conta das pastagens dentro da caatinga. Por isso tem que se ter um controle significativo para que não suma o nosso bioma, que diga-se de passagem, é o único no mundo.
    





     Sabemos que a criação desse animal tem uma vantagem, ele além de comer tudo que ver pela frente, tanto faz ter folhagem como só o graveto ele vai lá e come, outras vantagens que ele tem é que, a gordura do seu leite em relação ao leite da vaca é bem reduzido. Com isso o leite é rapidamente absorvido, em cerca de pelo menos uns 50 minutos, enquanto o da vaca é em média de duas horas. 





      Apesar desse animal degradar o meio ambiente bem menos é preciso sim, um controle realmente bem significativo no que se refere à pastagens não rasteiras, mais de plantas e folhagens. Algumas prefeituras de pequenas cidades onde existem rebanhos de caprinos, elas geralmente fazem programas que beneficiam esses pequenos criadores com, distribuição de sorgo forrageiro, palma, feijão e ainda promovem também capacitação para os criadores em manejo alimentar, sanitário e reprodutivo de animais.






      Geralmente eles também são associados em sistema de cooperativa, isso ajuda e muito os pequenos criadores a negociar seus produtos com mais rapidez e com um preço mais justo. Uma das saídas para o enfrentamento de secas prolongadas é vender seus animais ao desmame, pois assim, ele diminui os custos com alimentação e reduz as perdas com a mortalidade, que é alta nos animais mais jovens criados de maneira extensiva na caatinga. As etapas para se ganhar dinheiro com esse tipo de animal é mais ou menos assim: cria, recria e engorda. 





      Com a cabra o criador não perder nada, além de ter um custo benefício muito grande, tais como: vender a carne, o couro o leite e os chifres para a indústria de pentes e botões. Na verdade esses animais foram os primeiros animais domésticos a produzirem leite e carne para o homem, vieram de países europeus e entraram no Brasil nos séculos passados e hoje o Brasil parece que fica na 18º posição em rebanho mundial. Então esse tipo de animal, se adaptou muito bem tanto ao sertão nordestino quanto a toda região e com muito estudo e transformações eles foram aperfeiçoando a linhagem dos rebanhos. O nordeste realmente é um dos maiores produtores do Brasil. O bode tem a cara de nordeste.






PRAIAS DA BAHIA

MORRO DE SÃO PAULO | Fonte da imagem: qualviagem







MORRO DE SÃO PAULO






      Falar de turismo no nordeste brasileiro é bem fácil uma vez que essa região é muito conhecida como caribe brasileiro. Além de ter sol durante os 365 dias do ano, também tem uma boa infraestrutura de hotelaria nacional e internacional e também uma ótima logística. Sabemos que o litoral do nordeste brasileiro tem praias lindíssimas com águas cristalinas e mornas, com muitos coqueirais e visuais deslumbrantes digno de cenário de cinema. 





      A verdade é que, quando as pessoas conhecem esse pedacinho do Brasil, não querem mais sair, pois os nativos dessa região linda e acolhedora, sempre está de braços abertos para receber os visitantes. Falar também de praias nordestinas, é uma satisfação e uma grande honra pois esses lugares maravilhosos que existem no nordeste brasileiro, sempre são lugares com pessoas e com histórias lindas de ser contadas. 





      Em toda faixa litorânea nordestina, existem praias maravilhosas, mais hoje vamos falar das praias da ilha “Morro de São Paulo”, pois elas são basicamente numeradas, pois funciona como: praia primeira, praia segunda, praia terceira, praia quarta e a praia do encanto, essa também chamada de quinta praia. Elas estão localizadas uma do lado da outra. O que diferencia uma da outra são as suas histórias. 





      Ninguém pode negar, que essa lindas praias encantam todos os turista que lá vão, pelas suas belezas. Com areias claras e águas cristalinas e mornas, vem ao fundo a beleza da mata atlântica da ilha morro de São Paulo, contrastando com esse belo cenário. Esse é um lugar ideal para as pessoas desfrutarem de um paraíso que existe aqui na terra. Você tem a opção de chegar a essa ilha através de vôo, saindo do aeroporto da Capital baiana que é Salvador, e só gasta meia hora de vôo. 





      Você também pode via transporte marítimo saindo de Salvador. Ela fica distante de Salvador, cerca de 60 KM, esse percurso é relativamente pequeno, e com boas opções para chegar a esse local maravilhoso. Ao sul da ilha Morro de São Paulo, você vai encontrar um vilarejo de Garapuá. É basicamente uma aldeia de pescadores escondida entre manguezais, de águas transparentes, quente e profunda. 





      Também você tem a opção de se deliciar com uma culinária regional que os restaurantes rústicos te oferecem, todos a base de frutos do mar. Também os turistas podem ter como atrações turísticas, pontos como o forte, que foi construído no período colonial, datado de 1630, também tem o farol que é um dos pontos mais conhecidos do morro de São Paulo, tem o Portaló, que é um portão de entrada da ilha, tem a igreja Nossa Senhora da Luz, datada de 1845, e tem a Fonte grande, construída no século XVll para o abastecimento de água do vilarejo. Então os turistas, vão ter muitos pontos turísticos a conhecer, isso fora o agito da noite e as praias que lá estão a espera deles. Indo a cidade de Salvador, não deixe de conhecer morro de São Paulo na Bahia.













Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...