, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 05/10/16

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    10 de mai de 2016

    TURISMO NO NORDESTE

      A cada ano que passa o turismo desse lugar vai se concretizando cada vez mais. Dunas, manguezais, lagoas, trilhas e cachoeiras são os cenários que fazem desse lugar um lugar propício para os turistas e os nativos relaxarem cada vez mais.    PRAIA DE PIRAMBU | Fonte da imagem: cantinhodacher








    PRAIA DE PIRAMBU







          Do sertão ao litoral, o nordeste do Brasil é uma região que por si só nos surpreende muito, pois são pontos turísticos incríveis e que nos mostra do ponto de vista econômico, e social, uma ampla gama de conceitos de que não precisa só ter infraestrutura ou logística mas tem que ter como atrativo pontos naturais que sejam belos e atraentes para que possa chamar atenção dos turistas tanto do Brasil como do exterior. Sabemos também, que Deus nos privilegiou com muitas belezas naturais e é por isso que essa região do Brasil é um dos carros chefes do país na área de turismo. Aqui temos o turismo ecológico, gastronômico, o Geoturismo, temos também o turismo de lazer, o turismo religioso, o turismo rural e tantos outros. Bem, mas vamos falar aqui do turismo de lazer. Vamos falar da praia de Pirambu, que fica no estado de Sergipe. Essa praia fica na cidade de mesmo nome e que tem apenas 8 mil habitantes.






          A praia em si nos passa tranquilidade uma vez que é mais frequentada por moradores do local, por isso não é tão conhecida. Situada no litoral norte do estado de Sergipe, com localização privilegiada, na foz do Rio Japaratuba, banhada pelo Rio Pomonga e pelo Oceano Atlântico, a cidade é considerada um dos pontos mais produtivo de pescado do nordeste. A cada ano que passa o turismo desse lugar vai se concretizando cada vez mais. Dunas, manguezais, lagoas, trilhas e cachoeiras são os cenários que fazem desse lugar um lugar propício para os turistas e os nativos relaxarem cada vez mais.






          Os pontos turístico são: Estuário Rio Japaratuba, Manguezais, Lagoa Redonda, Pousada e Parque Lagoa Grande, Pousada Lagoa Grande e muito mais. O nome da praia se deu devido a um peixe de água doce que é muito encontrado nessa região. O pirambu é o prato principal da gastronomia desse lugar e, naturalmente, vem acompanhado com outras delícias da culinária nordestina. O seu folclore também é muito forte, sempre está mostrando as festividades nordestinas. Em tupi guarani, Pirambú significa “peixe grande”. 





    Neste local, existe um de vários projetos Tamar, pelo nordeste, o Tamar Pirambu, na qual foi o primeiro projeto instalado no Brasil, em 1982. Esse projeto é especificamente para proteger a reprodução das tartarugas marinhas. O centro de educação ambiental do Tamar, recebe em média, mais ou menos 120 mil visitas ano. Para você chegar a este lugar paradisíaco é só pegar a SE 100 e seguir os 32 KM no sentido Pirambú, você passará por parques eólico em meio aos coqueirais que fazem parte da paisagem deste lugar. Então nós vemos, que as praias do nordeste brasileiro, algumas delas, é como se fosse santuários ecológicos de natureza preservada. Vemos que isso faz com que esses lugares mágicos se tornem cenários belos e atrativos para as que as pessoas comecem a frequenta-los.







    REGIÃO SEMIÁRIDA DO BRASIL

    O que os órgãos competentes responsáveis devem fazer, é dá assistência para essas pessoas, e que eles ensinem ao homem a valorizar os principais recursos naturais dessa região, procurando assim viabilizar o aumento socioeconômico da terra, reforçando essa área tão árida, através de estudos das atividades produtivas pela sua diversidade cultural.   SERTÃO NORDESTINO | Fonte da imagem: fredjordao











    SERTÃO NORDESTINO







          Sempre gosto de falar aqui no nosso blog, que o sertão nordestino é uma das áreas do nordeste brasileiro que castiga mais o homem dessa região. O sertão é uma sub-região do nordeste que fica localizada entre o agreste e o meio norte. Ela é a maior das mesorregiões do nordeste brasileiro. Essa região tem um solo pedregoso e uma vegetação que tem pequeno porte onde se encontra a caatinga, o seu clima é semiárido o que se caracteriza pela umidade baixa, com pouco volume pluviométrico. 





          Ele tem uma extensa área de pelo menos um milhão de quilômetros quadrados e não se apresenta uniforme. Essa região tem longos períodos de secas, geralmente com rios temporários, com uma exceção, o rio São Francisco. A sua vegetação predominante é a caatinga, único bioma no mundo. Essa é uma região do Brasil, que são poucos os que se adaptam a ela, pois o sertão, é feito de desafios e de coragem. 





          Essa área do sertão, tem muitos lugares inóspito e de difícil acesso, tanto no que se refere para as pessoas morarem com também, algumas estradas vicinais, para o tráfego de pessoas animais ou mesmo carros. É apaixonante quando falamos de sertão, pois tem partes do sertão que existe cidades, povoados, que é uma espécie de mine arraial, como também tem lugares dentro do sertão que a gente pensa que não existe pessoas, mas que na verdade elas estão lá, morando mesmo, pois já nasceram ali. 





          Não são como os nômades, pois os “nômades” ficam andando de um lado para o outro. Os sertanejos que moram nos mais longínquos lugares do sertão, são pessoas que vivem ali porque já nasceram distante da civilização, e gostam da tranquilidade desses lugares, mesmo com todas as adversidades que ele traga para o homem. Então isso é cultural, não vai mudar, pois essa faixa de semiárido nordestino, é enorme. E não é de uma hora para outra que as pessoas mudam os seus hábitos nem seus costumes. 





          O que nos apaixona a morar no sertão e viver por lá, é o desafio de conquistar o imprevisível da vida cotidiana desses mesmos lugares. No Rio Grande do Norte tem uma faixa do sertão que chega até ao litoral potiguar, essa faixa fica no alto oeste, por aí você ver a maravilha que é a magia desse lugar chamado sertão. O que os órgãos competentes responsáveis devem fazer, é dá assistência para essas pessoas, e que eles ensinem ao homem a valorizar os principais recursos naturais dessa região, procurando assim viabilizar o aumento socioeconômico da terra, reforçando essa área tão árida, através de estudos das atividades produtivas pela sua diversidade cultural. 





          Para o homem sertanejo, o boi é uma espécie de fonte de abastecimento de fonte econômica para ele a sua família, e que tem um papel sócio cultural dentro desse ciclo de sociedade. Então como vemos, o semiárido do sertão nordestino, é a fundamental distinção de sua paisagem, uma vez que isso se expressa no jeito seco de sua vegetação, a caatinga e no regime passageiro dos seus rios. O sertão já foi muito marcado profundamente pela questão da seca e da fome, o que costuma generalizar para todo os nordeste, o que não é verdade, pois alguns desinformados não leem a fundo, a história dessa região do Brasil, tanto no passado como no presente. 





          Hoje já mudou muito a situação da fome no sertão, ainda existem pobreza e fome, mais ela foi reduzida em sua boa parte. Na verdade, o sertão está sendo beneficiado com alguns grandes projetos, o que impulsiona muito a região. O sertão está sendo cortado pelas águas de transposição do São Francisco, isso pode ajudar e muito os pequenos agricultores dessa região tão castigada pelas prolongadas secas. Isso é meu sertão, isso é o meu nordeste.





    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG