. ARTE E CULTURA POPULARA ARTE DE NEWTON AVELINO: 06/22/16

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    22 de jun de 2016

    MÊS DOS SANTOS CATÓLICOS

    FOGOS DE ARTIFÍCIOS | Fonte da imagem: juazeiro.com









    FOGOS DE ARTIFÍCIOS




          
           A época junina no sertão do nordeste sempre é animada e dá para sentir a animação das pessoas que moram nessa região. Apesar de a tradição não ser tão fervorosa como antes, ainda existe muita gente da cidade que ainda a mantém. No entanto, nas pequenas cidades e nos recantos mais longínquo do sertão nordestino, essa tradição está mais viva do que nunca. 






         Os arraiás que existem nas cidades grandes do nordeste já viraram um meio de comércio, as danças juninas já são feitas para terem uma ou mais coreografias e são feitos os campeonatos de quadrilhas. Enfim, não é aquela antiga quadrilha junina matuta, que era toda improvisada pelas pessoas.






        Pois bem, nessa época podemos ver que além das quadrilhas juninas estilizadas e modernizadas, vemos também aquele colorido todo especial que tem nas bandeirinhas feitas de papel de seda diferenciando as cores e penduradas em cordões ou barbantes, tem também as comidas típicas sendo vendidas em barraquinhas devidamente enfeitadas e a música regional também é o carro chefe no que se refere a animação da festa, sendo tocada por sanfoneiros, zabumbeiros e triangueiros. 






         Também vamos ver comidas variadas para todos os gostos a base de milho verde e por que não falar das várias brincadeiras de festas juninas tais como o quebra pote, o pau de sebo, a corrida de saco e tantas outras brincadeiras.






          Tem também uma outra coisa na época junina que me chama muito atenção: as barraquinhas aonde é vendido os fogos. Essas barracas são sortidas de todas as espécies de fogos, tais como os rojões, isso tem de todos os gostos e de todas pirotecnias, tem os traques, tiros, rojõezinhos, mariposas, árvore de natal, bombas de todos os tipos, cometas e muitos outros fogos de artifícios. 






          Dependendo de algumas cidades nordestinas, as feiras de fogos são montadas durante todo o mês de junho, já outras cidades menores ou maiores, os fogos são vendidos em barracas localizadas em pontos estratégicos, contanto que fiquem mais próximas dos clientes. Os vendedores de fogos, geralmente só ganham dinheiro mesmo é quando chegam os festejos juninos, quando as vendas são aquecidas, e eles até chegam a triplicar o faturamento. 






         Há cada dia que passa, a indústria de fogos de artifícios, vem criando novas tecnologias para que esses fogos de rojões coloque nos céus à noite, na época junina, um espetáculo diferente de cores e de formas geométricas.






           É bem interessante olhar para o céu na época de São João e ver que além do espetáculo que as estrelas nos proporciona os fogos também contribuem para um espetáculo luminoso nos céus do nosso nordeste. Sendo assim, vejo que não teria Festa Junina, sem fogueira, sem forró, sem comidas e principalmente, sem fogos de artifícios. 

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG