. ARTE E CULTURA POPULARA ARTE DE NEWTON AVELINO: 07/06/16

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    6 de jul de 2016

    O VALE DA DEGOLA

    TEATRO A CÉU ABERTO | Fonte da imagem: uneb











    TEATRO A CÉU ABERTO






         O nordeste brasileiro é um região excepcional para quase todo tipo de turismo. Dentre tantos vou destacar aqui um dos que sempre é recomendado para que novos praticantes venham conhecer essa região, pois ela tem um excepcional terreno propício para a prática dessa modalidade de turismo, o de aventura. Cidades pequenas encravadas dentro do bioma nordestino, a caatinga, tem como alternativa de renda para a população, o turismo de aventura. 



         Essa região ainda sofre e muito por faltas de chuvas e essa é mais uma forma criativa de gerar renda, como também através da produção de artesanato, música, gastronomia, danças e demais atrativos para que esses turistas que vem a procura de turismo de aventura ou não posam adquirir a produção feita pelos nativos daquela região.



         Com a boa vontade por parte de algumas instituições e de algumas cooperativas, eles conseguem mostrar os seus trabalhos, pois se for depender de alguns políticos, isso pode não acontecer, pois esse terra desde o descobrimento do Brasil, alguns só procuram explorar, só aparecem de 4 em 4 anos e assim o sertanejo vai ficando calejado de tantas promessas que não são cumpridas. Mas na verdade essa região é um celeiro de pessoas que sabem fazer alguma coisa boa para que, a pequena produção familiar seja vendida e eles consigam um pouco de renda para sobreviverem. Então é através desse tipo de mão de obra barata que essas pessoas do sertão nordestino, conseguem escoar seus trabalhos.



          Vamos falar aqui do projeto caminhos do sertão, pois foi lançado na Bahia e que tem um roteiro muito bom, um desses roteiros é o que passa pela Fazenda Serra Branca, que fica no município de Jeremoabo, e que é feito para observação de pássaros dessa região tais como a arara azul e o urubu rei e também é explorado o potencial do açude Cocorobó. Isso é um ciclo que envolve todos pois ganha o município, ganha os artesões, moradores de canudos, ganham os proprietários dos restaurantes, pousadas e hotéis de Canudos.

     


            Esse roteiro foi elaborado pelo Sebrae da Bahia. Tudo isso possibilita a melhoria de renda e criação de emprego para essa região tão castigada pelas secas intermitentes. O estudo trouxe um diagnóstico feito pelo Sebrae. Esse diagnóstico foi feito em 13 municípios do sertão baiano para detectar o potencial turístico e empreendedor dessa região. Então como eu falei se tiver algum órgão público ou privado que incentive e dê apoio tanto cultural e profissional para essas pessoas.



            Quando uma iniciativa dessas sai do papel e se torna realidade podemos ver o quanto essas pessoas podem produzir pelo país, e também tirando essas pessoas da ociosidade, lhes dando emprego e um pouco de dignidade. O nordeste é o celeiro da cultura desse país, só precisa de oportunidade de trabalho, seja ele em que área for, ou cultural, na gastronomia, ou no próprio turismo. A força do nordeste no turismo do Brasil, é incalculável.








          

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG