, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 07/20/16

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    20 de jul de 2016

    CAMINHOS DO SOFRIMENTO

    VIDAS SECAS | Fonte da imagem: blogdocasusa










    VIDAS SECAS






          O isolamento, a falta de infraestrutura e a estiagem prolongada são as principais causas que levam as pessoas que moram no bioma nordestino a ficarem em um grande estado de calamidade pública. Os aspectos apresentados pelo Nordeste são de que essa região é crítica e que não produz absolutamente nada. Por uma parte, ela faz com que todos pensem assim realmente, mas por outro lado, bem que os poderes públicos poderiam investir mais na extração da água do subsolo em regime de gotejamento quando fosse para irrigação, é claro. 





          Nessa região, vemos que o sertão tem menores incidências de chuvas, isso comparado ao âmbito nacional. As suas sub-regiões são as que mais sofrem com as secas prolongadas. As pessoas que moram bem no centro do sertão central, elas praticamente depende da água para sobreviverem e trabalharem no regime de cultura familiar, e quando as chuvas não vem, isso se torna uma tortura para essas pessoas.






          O nordestino da roça, depende da plantação que eles fazem, incluindo a mandioca, o feijão macassá, a batata, a macaxeira e outras. Se a água não vem do céu, aí fica quase impossível esses trabalhadores tirarem a sua sobrevivência. Sempre aparecem alguém nesses locais de difícil acesso para ajudar essas pessoas, mas só de 4 em 4 anos, e assim a cultura do sertanejo dependente de esmolas vai se perpetuando. 





          De alguns anos para cá isso mudou um pouco com o programa bolsa família, mas que a gente sabe que não é a solução, é apenas um auxilio que o governo fez, para que as pessoas não morram de fome. O que é mais impressionante é que ainda tem gente que critica e que faz piada com esse tipo de programa. A gente sabe que, a fome quando bate à sua porta, ela é cruel, e quando a pessoa está desempregada e sem perspectiva de vida, essa pessoa se torna um bicho, e ainda por cima, pode se transformar para achar o seu alimento.






          Claro que as pessoas querem um emprego para poder ter dignidade, mas o agricultor que está lá no pé da serra, longe de tudo e de todos, sem chuva para plantar em sua terra, sem água nos rios e açudes e sem infraestrutura nenhuma, é claro que esse pobre agricultor tem que ser socorrido por algum projeto que lhe beneficie. As pessoas do sertão nordestino e do próprio nordeste como um todo são trabalhadoras, honradas, pois procuram ter dignidades através do seu emprego, mas para isso, eles tem que ter o mínimo de oportunidade para conseguirem trabalho. Mas também sabemos que todos esses projetos tem que ter controle e tem que ser fiscalizado para que o mais necessitado não seja o mais prejudicado.






          Enfim, o bom mesmo é quando o nordestino está trabalhando em sua roça e vendendo toda a sua produção nas feiras livres do sertão e, sendo assim, eu só posso dizer que antes de tudo o nordestino é um forte, ele é pau para toda obra saiu até dessa região para ajudar a construir a maior metrópole da américa lática que é São Paulo, por aí você o quando essa gente é destemida. Mas o que ele gosta mesmo é de estar no seu torrão, mas como a seca sempre está afugentando essas pessoas do seu solo sagrado fazendo com que ajam igual a avoante, vai, mas sempre volta para a sua terra querida que tanto ama.







    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG