, A ARTE DE NEWTON AVELINO: 07/21/16

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    21 de jul de 2016

    PERÍODO DE ALEGRIA

    ESTAÇÃO DE FARTURA | Fonte da imagem: acopiaranews











    ESTAÇÃO DE FARTURA 







          Se existe uma época boa para quem mora no sertão nordestino, essa época é a época das chuvas. O inverno quando bate à porta do sertanejos, ele tem um misto de alegria e certeza de que vai plantar colher e vender. Isso acontece naturalmente, porque com as secas prolongadas e a dificuldade de sobreviver dentro dessas terra, fica muito mais difícil, e claro que eles também não tem o prazer de plantar e colher o pão de cada dia para ele e os seus. 





          É claro que quando vem um bom inverno, todos ficam alegres e nasce em seus semblante, mais um fio de esperança. Não é tão fácil as pessoas viverem nesse bioma chamado caatinga, pois o sol causticante e com um terreno muito arenoso e mais a falta de chuvas prolongadas, isso faz com que essas pessoas procurem outros meios para suprir essa agricultura familiar que é do que eles vivem e nem sempre supri as suas necessidades. 





          É claro que esse tipo de coisa, influencia na vida de animais e vegetais. A diversidade de espécies é menor, quando comparado a outros biomas brasileiros como a Mata Atlântica e a Amazônia. Entretanto, estudos revelam um alto número de espécies endêmicas, isto é, espécies que só ocorrem naquela região. A vegetação se caracteriza por arbustos tortuosos, com aspecto seco e esbranquiçado por quase todo o ano. Esse bioma é dominado por tipos de vegetação com características xerofíticas que são formações vegetais secas, que compõem uma paisagem cálida e espinhosa com estratos compostos por gramíneas, arbustos e árvores de porte baixo e médio. 





          Na maior parte do tempo quando os períodos são de estiagem prolongadas, essa vegetação fica com um tom cinza, o mais interessante, é que, quando começa o inverno ou mesmo quando cai uns dias de chuvas, ela volta a cor verde. Os milagres do sertão nordestino, são realmente feitos por Deus, pois a natureza é magistral nessa região. O levantamento sobre a fauna do domínio da caatinga, revelam a existência de pelo menos 40 espécies de lagartos, 7 espécies de anfibenídeos, que são espécies de lagartos sem pés, 45 espécies de serpentes, 4 de quelônios, 1 de crocodylia, 44 anfíbios anuros e 1 de Gymnophiona. 






          Enquanto isso, as médias mensais de temperatura nessa região, variam pouco na região, sendo mais afetadas pela altitude que por variações em insolação, as variações diárias de temperatura e umidade são bastante pronunciadas, tanto nas áreas de planície como nas regiões mais altas do planalto. 






          Esse bioma que chamamos de caatinga, significa mata branca, e está associado ao ressecamento das árvores. Além disto, é formado por uma vegetação rasteira e árvores que perdem folhas e ficam com tonalidade branca. Então como vemos, não é mole morar dentro desse bioma com tantas dificuldades imposta pela natureza. 






           O sertanejo mora, porque é adaptado a esse tipo de dificuldades e porque já nasce em um ambiente hostil feito pela própria natureza, então ele começa a sua adaptação desde de criança. Essa região nos períodos chuvosos, ela também não é dócil não, ela também tem as suas dificuldades, mas no que se refere a plantação, melhora e muito, pois o sertanejo tem como plantar, colher e vender. Eu falo é sobre essa vegetação dificultosa mesmo.  A fauna dessa região, é muito dificultosa de se andar por dentro dela, ela sempre está mudando, e o terreno é traiçoeiro.





           Para se andar dentro das matas e localidade da caatinga, tem que ser com alguém que conheça o local, pois não adianta se meter a conhecedor desse tipo de terreno, se a pessoa não conhece, pois pode ser um erro fatal que ele esteja cometendo. Sempre é bom entrar nessas matas do sertão, acompanhado com alguém da região. Essa região foi colonizada por portugueses e holandeses. Esse pedaço de Nordeste, sempre foi palco de lutas por independência, seja do ponto de vista escravista ou nacionalista. Tornou-se uma região que abrigou muitos fugitivos opositores ao Reinado Português e ao Império Brasileiro, mais isso é outra história. 






          Hoje existem pelo menos uns 20 milhões de brasileiros vivendo dentro da caatinga. Apesar de todas as dificuldades na agricultura familiar, quanto na industrial, posso dizer sem medo de errar, o sertão brasileiro é uma potência agrícola jamais vista, as suas terras recebendo adubação e água, isso aqui vira uma verdadeira Califórnia. Não tenho dúvidas disso. Um dos grandes projetos que o sertão nordestino recebeu nos últimos 12 anos, foi a transposição do Rio São Francisco, que na verdade ainda não foi concluído. Espero sinceramente que esse projeto venha a beneficiar famílias de baixa renda, que trabalham com agricultura familiar.  







           A caatinga foi sempre palco de lutas por independência, seja do ponto de vista escravista ou nacionalista. Tornou-se uma região que abrigou muitos fugitivos opositores ao Reinado Português e ao Império Brasileiro. Por ser uma ecorregião de clima seco, abrigou grandes fortalezas construídas pelos famosos cangaceiros. Com isso os processos de povoamento instaurados nas décadas de 40 e 50 centrou-se nas áreas litorâneas. 





          Há cerca 20 milhões de brasileiros vivendo dentro da Caatinga. Então sabemos que o sertanejo, ele sempre está pedindo chuvas para que a sua terra seja uma terra próspera e produtiva, para que ele consiga produzir e vender o seu produto. 





          Sendo assim, quando os céus do sertão está nublado essa é a paisagem mais esperada pelos homens da roça. Mesmo com todas as dificuldades e todos os obstáculos, o sertanejo como um bom homem de fé, sempre está pedindo a Deus e aos Santos católicos que as chuvas venham. Assim é a vida do homem do sertão do nordeste brasileiro.


    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG