. ARTE E CULTURA POPULARA ARTE DE NEWTON AVELINO: 07/26/16

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Iago Melanias

    SEGUIDORES

    Confira a arte do artista potiguar Newton Avelino, na sua galeria permanente. Adquira já uma obra!

    26 de jul de 2016

    TRANSFORMAÇÃO DE VIDA

    UM MISTO DE MISTÉRIO E BELEZA | Fonte da imagem: geografiabemfacil











    UM MISTO DE MISTÉRIO E BELEZA







          O nordeste do Brasil é uma das regiões que tem uma faixa territorial que chamamos de sertão e que vai até o meio norte. Essa faixa territorial ela é muito importante para a agricultura e pecuária dessa região. Ela nos surpreende pela capacidade de sempre renascer das cinzas, igual a fênix. Pois no sertão, existe sempre as secas prolongadas, que afetam, não só o homem do campo, como principalmente a rica bacia leiteira, o gado de corte e toda agricultura e a pecuária desse região. 





          Com eu já disse em outras postagens, e praticamente todos já sabem, esse fenômeno das secas prolongadas é que o nordeste tem o relevo interplanáltico (isso é, localizadas entre planaltos) isso desfavorece a circulação de massas de ar úmidas, o que ocasiona a falta de chuvas.  Bom, tem muitos outros fatores que contribuem para que as secas se prolonguem no sertão nordestino, mas isso é outra história. 





          Quando alguns fenômenos não acontecem, dentre eles, tais como a elevação da temperatura das águas do Oceano Pacífico, (esse aquecimento é denominado de El Niño), pois a hipótese é que o efeito enfraquece a brisa do Atlântico sul, fazendo com que menos umidade chegue ao sertão nordestino. Quando esse fenômeno não aparece, a tendência é que o inverno apareça dentro do bioma nordestino e em todo o nordeste do Brasil. 





          O bom disso tudo, é que, quando as terras do sertão são alagadas pelas chuvas do inverno, ou não, elas se modificam e se transforma. É claro e notório, que essas terras são terras áridas, e que em alguns lugares, vemos um pouco de desertificação, isto na época das secas, mas como eu já falei, o pasto começam a germinar e toda a florada, depois que recebem água. Isso faz com que a fauna do sertão nordestino seja igual a Fênix, renasce das cinzas, ou seja, de uma terra muito seca para uma terra muito fértil. A florada aparece, os pássaros começam a chegar, e toda a fauna e flora do sertão ressurge como num passo de mágica. 





          As pastagens criam brotos e começam a cresce e a saciar a fome do gado, dos pássaros e de todos os animais que vivem naquela região. Sempre é bom olhar o sertão, tanto na época de seca como na época do inverno. É muito lindo ver o vaqueiro tangendo o seu gado e levando para pastar, depois ir busca-lo para o curral para que ele possa tirar o leite desse gado, para consumo e para vender e sustentar a sua família com o fruto do seu trabalho. Ver a alegria no semblante das pessoas que moram dentro desse bioma é muito gratificante. 





          Esse bioma chamado de caatinga é o único no mundo. Essas terras que ficam dentro da região nordeste do Brasil, são terras abençoadas uma terra abençoadas por Deus, e linda por natureza, como já dizia o poeta. O sertão nordestino realmente recebe poucas chuvas, e quando isso acontece, sempre é sinônimo de sofrimento para o agricultor que depende e muito das chuvas do inverno, pois são pessoas humildes e pobres, que não tem condições nenhuma de fazer alguma infraestrutura dentro das suas terras. O mês de Abril e Maio, são os meses que recebem menos águas. 





          O índice médio fica entre 500 e 800 milímetros por ano calcula-se que a cada 100 anos, há entre 18 e 20 anos de falta de chuvas. O século XX foi um dos mais áridos nessa região, simplesmente foram 27 anos de estiagem. Então podemos ver que, a região semiárida nordestina, não é mole morar nela, mas por outro lado, tendo água, as paisagens mudam, o pasto cresce, as colheitas aumentam a prosperidade aflora e o emprego e renda, cresce. O mais importante disso tudo, é que, em uma região semiárida como o sertão nordestino, a infraestrutura apareça para que as pessoas possam desenvolver a região com trabalho, e tenha possibilidade de gerar renda. 





          O nordeste é uma das regiões brasileira a onde tem um lençol freático muito grande, só precisa ter tecnologia para não desperdiçar essa água e que ela possa saciar a sede das pessoas que lá moram.  Sempre é bom fazer um controle de abastecimento de água para agricultura, como por exemplo, a irrigação de gotejamento. Assim se economiza água e as pessoas podem ter tecnologia barata a base de pequenas ideias para que a sua plantação tenha esse tipo de irrigação quando não houver chuvas. As pastagens do sertão nordestino, quando as chuvas aparecem, elas mudam e faz da caatinga, um oásis de fartura e de prosperidade, pois nessa região, plantando, de tudo dá um pouco. Essa é a vida do agricultor nordestino, é plantar, tanger o gado, tirar o leite das vacas e trabalhar na roça.







    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    GOSTARIA DE ASSINAR O NOSSO FEED?

    100% gratuito

    RECEBA AS ATUALIZÇÕES DO NOSSO BLOG DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO BLOG